Neste tempo de isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, as igrejas têm buscado alternativas para manter as celebrações com seus fiéis, mesmo com os bancos vazios. A igreja Batista do Farol, em seu amplo templo localizado na Avenida Dom Antônio Brandão, 90, vem realizando algumas ações neste período para manter a chama do Deus vivo sempre acesa no coração de seus membros e congregados.
O pastor Roberto Amorim explica que a igreja tem se adaptado a esse novo tempo e que a resposta tem sido muito positiva, ainda que sinta falta do contato físico, do abraço, do som dos fiéis louvando na igreja. “A gente sabe que o isolamento social é importante para evitar que o vírus se espalhe, por isso, seguimos as recomendações do Ministério da Saúde bem como respeitando o decreto do governador”, falou.
De acordo com ele, a internet tem sido uma grande aliada para que os cultos continuem chegando aos lares das pessoas e é por meio dela que a igreja tem percebido muitas necessidades em meio ao povo de Deus.
“Como igreja, criamos, através das redes sociais, uma rede de apoio com um grupo de voluntários aptos a atender as pessoas que estão no grupo de risco, sejam elas idosas ou que morem sozinhas ou, ainda, que necessitam de algum cuidado específico. Criamos também algumas ações para apoiar as empresas divulgando semanalmente os serviços dos empreendedores cristãos para minimizar o impacto do fechamento dos seus negócios, ainda que de forma temporária”, pontuou Roberto Amorim.
Ele lembra ainda que as atividades da igreja continuam acontecendo. Os cultos são realizados nas noites das quartas-feiras e aos domingos pela manhã e à noite, sempre levando a mensagem de fé e esperança. O atendimento pastoral acontece por meio de videoconferência e a Escola Bíblica Dominical (EBD) está acontecendo 100% online, logo após o culto de domingo de manhã.
“Ainda temos a rede de intercessão que conta com uma equipe de oração que recebe os pedidos diários de famílias, para que a gente interceda por eles. Nós ainda oramos diariamente por motivos específicos como a cura das pessoas infectadas pela Covid-19, pelos enfermos, profissionais de saúde que estão na linha de frente e famílias enlutadas”, comentou o pastor.
A igreja tem contado, também, com a colaboração de profissionais que disponibilizam mensagens contendo várias dicas de saúde física, emocional e espiritual. “Todo esse envolvimento de pessoas vem contribuindo para que possamos atravessar com leveza e saúde este período do isolamento”, concluiu o pastor Roberto Amorim.