O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, tem utilizado as mídias da Arquidiocese para presidir celebrações da Santa Missa e para participar de “lives”, mantendo um canal de comunicação direito com os fiéis católicos em meio às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. O arcebispo também tem gravado vídeos motivadores com orações e bênçãos.
Na manhã do último sábado (25), Dom Antônio Muniz concedeu uma bênção especial aos profissionais da área de saúde, que estão na linha de frente nos cuidados com pessoas suspeitas e infectados pelo novo coronavírus.
No vídeo, o arcebispo define os profissionais da área de saúde como “um batalhão de heróis e heroínas anônimos, que estão lutando para salvar vidas nesta hora difícil que estamos vivendo”. Foi com essas palavras, inclusive, que Dom Antônio Muniz proferiu a sua bênção aos profissionais.
“FORÇA E CORAGEM”
Recordando uma passagem do Evangelho de Jesus Cristo, ele encorajou os profissionais em meio a esta pandemia da Covid-19.
“Gostaríamos de não somente abraçar a todos, mas enviar uma bênção de força e coragem para todos estes profissionais da saúde. Como Jesus disse em meio ao medo: ‘Coragem, eu venci o mundo’ e para vocês eu digo: ‘Coragem, nós vamos vencer a Covid-19 porque estamos irmanados a serviço da vida e da esperança’”, ressaltou Dom Antônio.
CUIDADOS
Durante as transmissões da Santa Missa pelas redes sociais da Arquidiocese, Dom Muniz tem refletido sobre os cuidados com a higiene e as aprendizagens que esta pandemia tem oportunizado a todos. Ele também continua pedindo aos católicos que sejam prudentes e, se saírem às ruas, que usem máscaras até a pandemia ser controlada.
Em outro vídeo publicado nas redes sociais da Arquidiocese de Maceió, desta feita na manhã da sexta-feira (24), o arcebispo reafirmou seu posicionamento quanto à quarentena e ao isolamento social, durante a pandemia da Covid-19, publicada em portaria sobre a manutenção dos templos religiosos fechados.
Baseado em orientações médicas e da gestão pública, e da Confederação Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), Dom Antônio Muniz pediu aos católicos que sejam obedientes para evitar o contágio provocado pelo novo coronavírus.
“Temos que estar atentos e sermos obedientes às orientações médicas, públicas e eclesiásticas determinadas durante esta pandemia. Tenhamos paciência e continuemos neste lindo caminho de igreja doméstica de vivência da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja, valorizando assim, a família, o diálogo, o silêncio. Nada de inquietação”, determinou.