O Estádio Rei Pelé já foi sede do Encontro de Pentecostes, promovido pela Renovação Carismática Católica. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o palco foi transferido para o ciberespaço e neste domingo (31), das 9h às 18h, o evento é transmitido totalmente online. Para assistir basta acessar o canal RCC Maceió do Youtube.
A programação variada procura deixar as pessoas entretidas em todos os momentos. Marcam presença o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, que celebrará a missa de abertura ao vivo, e o assessor espiritual da RCC, padre Luiz Antônio Guimarães. Além disso, louvores a Deus, músicas cristãs e palestras sobre o Espírito Santo compõem as outras atividades. Artistas católicos locais e outros de renome nacional farão um LiveShow como forma de unir a arte e a fé em tempos de isolamento social.
O tema “Todos eles perseveravam unanimemente em oração em torno de Maria, a Mãe de Jesus” (At 1, 14) será trabalhado pelo pregador Aurílio Lima, conhecido por sua expressão de encorajamento das pessoas em suas colocações. Ele ainda reforça: “O Pentecostes foi uma festa onde vieram pessoas de muitos lugares, como os partos, medos, elamitas e hoje essa festa será conosco para pedir uma vida nova, pois Pentecostes acontece todos os dias, basta que supliquemos a ação do Espírito Santo”. Ele enfatiza, ainda, que muitos estão com a confiança abalada neste tempo de pandemia e, por isso, passará uma mensagem de entrega absoluta a Deus em momentos difíceis.
ORIGEM DA FESTA
A palavra Pentecostes é de origem grega e significa 50 dias, marcando este espaço de tempo após a Páscoa para agradecer a Deus pela colheita realizada. Nesta mesma época, quando os apóstolos de Jesus Cristo e a mãe de Jesus estavam em Jerusalém, receberam o Espírito Santo de forma diferenciada.
m 1984 a Renovação Carismática Católica passou a celebrar esta data comemorativa, inicialmente na quadra do Colégio São José, em Maceió, chegando ao Ginásio do Sesi e, por fim, ao Estádio Rei Pelé. Inclusive Frei Raniero Cantalamessa, pregador das meditações para o Papa em tempos fortes como os retiros da quaresma, já se fez presente em Maceió para o evento.
Sendo uma data de acordo com o calendário lunar, possui mobilidade na sua comemoração. Neste ano de 2020, caiu no último dia de maio e, por isso, tem um caráter completamente mariano, pois a tradição católica realiza neste mês várias manifestações de devoção a Nossa Senhora. Como forma de expressão desta fé na intercessão da mãe de Jesus, a equipe de organização encerra o evento com uma coroação à Virgem Maria.