Artigo
PANDEMIA E BÍBLIA
...

Tomo aqui a palavra quarentena no sentido de crise, de situação difícil por causa de uma guerra ou de uma epidemia. A história registra que, em várias épocas, a humanidade passou por momentos catastróficos, causados por guerras ou grandes e desastrosas epidemias. E tanto as guerras quanto as epidemias mataram muita gente e provocaram situações difíceis, nas quais as pessoas sofreram fome e doenças mortais.
Portanto, a atual pandemia não é a primeira que leva muitas pessoas à morte, embora a que estamos vivendo tem suas características, das quais duas são bem notórias, a saber, trata-se de uma epidemia “pan”, isto é, ela se estendeu pelo mundo; e depois apareceu numa época em que a medicina é muito adiantada, mas não conseguiu ainda debelar o vírus mortal.
Nesta atual quarentena, tive a curiosidade, em lendo a Bíblia, de encontrar alguns textos, que podem muito bem nos ajudar a vencer mais facilmente esta situação. Vamos lê-los com fé e esperança. Primeiro os que se referem a crises passadas; depois os que nos ajudam a suportar esta cruz.
“Se eu saio ao campo, eis aí os mortos..., se entro na cidade, estão ali os debilitados pela fome; até os profetas e os sacerdotes vagueiam pela terra e não sabem para onde vão” (Jr 14,18) “Deploram-se os caminhos de Sião, ninguém para a festa. As portas estão destruídas, choram os sacerdotes. Nossas jovens estão deprimidas, é a cidade da amargura” (Lam 1,4)
O povo de Deus passou por grandes epidemias, mas confiou em Deus e foi salvo: “Vós que temeis o Senhor, louvai-o... porque ele não rejeitou nem desprezou a miséria do infeliz, nem dele desviou sua face, mas o ouviu, quando lhe suplicava” (Sl 21,24-25). “Na angústia clamei ao Senhor, o Senhor ouviu-me e libertou-me. O Senhor está comigo, nada temo” (Sl 117, 5-6)
“Bendito seja o Senhor, meu rochedo... meu benfeitor, minha fortaleza, meu refúgio e minha libertação, meu escudo em que confio” (Sl 144,2-3) “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor. Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também nós possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus” (2 Co 1,3-5).
A Bíblia está repleta de textos como esses, que mostram crises do povo e libertação por Deus.