app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Coluna Religião Padre Cícero Lenisvaldo é o coordenador da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Maceió

Padres são chamados para ajudar nos hospitais

Com o aumento de casos da Covid-19, Arquidiocese convida padres e profissionais da saúde a serem a ‘presença de Jesus’ nos leitos

Por Marcos Filipe/Pascom Arquidiocesana | Edição do dia 27/06/2020 - Matéria atualizada em 27/06/2020 às 04h00

Os leitos de pacientes com Covid-19, que aparentemente estão vazios, contam com um raio de luz: a presença da Igreja, através da Pastoral da Saúde. Com o aumento no número de casos da doença, a Arquidiocese faz um chamamento para padres e profissionais da área que possam ser essa a presença de Jesus nesses locais.

O pedido foi realizado pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, durante uma live do Dia Mundial de Oração pelo Clero na última sexta-feira (19), na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

O padre Cícero Lenisvaldo, coordenador da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Maceió, a pedido do metropolita, reforçou esse convite.

“No início da pandemia começaram os trabalhos da Associação de Médicos Católicos na Arquidiocese, e na homilia o senhor [arcebispo] comentou sobre a Covid-19 e disse que haviam dois remédios que poderiam nos ajudar nesse tempo que iniciávamos e que agora estamos vivendo: amor e caridade. Eles seriam capazes de curar esse mal”, comentou o sacerdote.

O padre Cícero recordou que os valores do Evangelho são o que alimentam os profissionais que estão nos hospitais. “Pessoas capazes de oferecer a sua vida e cuidar do outro”, destacou.

E ele se dirigiu aos seus irmãos no sacerdócio: “Renovo esse apelo para que os padres que não se encontram no grupo de risco se disponham a nos ajudar para ser um sinal concreto de Nosso Senhor nessa tempestade que vai passar”.

A ideia, segundo ele, é que em cada hospital se encontre um padre, tomando os devidos cuidados e proteção, que leve os Sacramentos para os doentes.

Dom Antônio Muniz reforçou que os profissionais de saúde católicos ajudem nessa missão como ministros da Eucaristia.

CHEGAR AOS ENFERMOS

O coordenador da Pastoral da Saúde também explicou sobre esse convite. “A Santa Sé nos deu essa indicação para que médicos e enfermeiros que professam a fé e tenham vivência em suas comunidades, sejam instituídos pelo arcebispo para esse serviço e, assim, podemos chegar aos enfermos”, observou.

Os profissionais que se sentirem chamados para fazerem este serviço podem entrar em contato por meio das redes sociais da Arquidiocese: @arqdemaceio (Instagram) ou Arquidiocese de Maceió AL Pascom (Facebook).

Mais matérias
desta edição