loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Coluna Religião

Coluna Religião

Cáritas Alagoas realiza ações de solidariedade

Grupo está trabalhando e viabilizando a realização de campanhas e projetos que beneficiam a população carente em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Cáritas Brasileira na Arquidiocese de Maceió realiza campanhas para ajudar as populações mais vulneráveis
Cáritas Brasileira na Arquidiocese de Maceió realiza campanhas para ajudar as populações mais vulneráveis -

A pandemia da Covid-19 além de levar a uma crise na saúde pública, também abriu feridas nos campos emocional, religioso e financeiro. Essa dura realidade também chegou às terras alagoanas, e por isso, a Cáritas Brasileira na Arquidiocese de Maceió vem realizando diversas campanhas para ajudar as populações mais vulneráveis.

Atualmente está sendo concluída a “A ação emergencial para o Nordeste”, realizada de forma conjunta, tendo como público alvo 204 mulheres quilombolas, agricultoras, artesãs e da Economia Solidária dos grupos acompanhados pelo Fórum Cáritas em Alagoas em parceria com a Cáritas Suíça e o consulado Alemão.

Uma terceira ação realizada na capital alagoana, o Programa Mundial de Alimento (PMA), com uma rede de supermercado privada, tornando possível a entrega de cartões vale-alimentação às famílias carentes. A Cáritas Arquidiocesana recebeu duas remessas de cartões podendo favorecer em média de 900 famílias.

A articulação desse projeto buscou parceria de algumas paróquias da Arquidiocese. Na primeira remessa foram beneficiadas 200 famílias. E está sendo realizada a entrega de 700 cartões, neste segundo momento, para beneficiar 11 comunidades da Igreja de Maceió.

“Damos graças a Deus por tudo e nada disso seria possível se não estivermos conscientes de nossa missão. A nossa Missão é testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando de forma solidária da construção da sociedade do bem viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, afirma o presidente da Cáritas Arquidiocesana, Ângelo Máximo.

No início da pandemia, a Cáritas da Arquidiocese de Maceió se uniu com as Dioceses de Penedo e Palmeiras dos Índios para ampliar em nível provincial da ajuda com a primeira campanha “É tempo de cuidar”.

“A mobilização foi iniciada nas redes sociais, através de aplicativo de mensagens, pedindo ajuda em Maceió para as pessoas em situação de rua que estão sob os cuidados da Casa de Ranquines e Setor Juventude; em Palmeira dos Índios, com os catadores e grupos de economia solidária; e em Arapiraca também, com pessoas em situação de rua que estão abrigados no Ginásio João Paulo II”, explicou. “Nossa função é promover em nossas comunidades a doação de alimentos, materiais de higiene pessoal e limpeza em geral, além da ajuda emocional e espiritual”, completou Ângelo.

A ajuda também chega aos refugiados que estão em Maceió. “Temos três famílias venezuelanas que somam 15 pessoas. Eles estão no Estado há um ano e seis meses, e, desde então, são acompanhadas por nós”, encerrou.

Relacionadas