loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Coluna Religião

Artigo

O ANÚNCIO DE GABRIEL

...

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O arcanjo Gabriel, enviado pelo Pai, anuncia a Maria que ela vai ser a mãe de Salvador. Interessante é que o arcanjo não se dirige a Maria pelo seu nome próprio, mas pelo seu carisma especial, pelo que ela é e, por isso, diz “alegra-te, cheíssima de graça!” Com efeito, Maria é a “Kekaritômene”, a agraciada, no sentido de que ela é toda, graça divina. Para Deus, este será seu nome próprio. Porque está completamente cheia de graça, Deus está com ela. Note–se que o termo Senhor, em grego Kúrios, aqui está com o artigo e significa Javé.

Em seguida, o arcanjo pronuncia a primeira bem-aventurança do Novo Testamento. Na verdade, pela sua dignidade de ser a mãe de Jesus, Maria se torna a bem-aventurada entre todas as mulheres.

Como Maria não entende a saudação do arcanjo, ficou perturbada e, sem nada dizer, começou a meditar sobre as palavras dele. O enviado divino percebe a situação de Maria e lhe diz para não ter medo, porque ela tem as graças, os favores de Deus, ela está nas graças de Deus.

Gabriel passa, em seguida, a dizer o que vai acontecer com Maria. Ela conceberá e dará à luz um filho, a quem dará o nome de Jesus, que significa ‘Javé é salvação’ ou ‘Javé salva’. Ainda mais, ele será filho (o Filho, como tal) do Altíssimo e a ele Deus dará o trono de Davi e ele reinará para sempre. Seu reino, portanto, não terá fim.

Maria, que não era alienada, pergunta ao arcanjo como ela vai gerar esse filho, pois ela não pretende fazer uso do matrimônio. Maria vai muito longe aqui, porque deseja que se realize a vinda do Messias, mas não pretende desfazer-se de sua virgindade. O arcanjo explica tudo a Maria, dizendo-lhe que o Espírito Santo viria e permaneceria sobre ela como uma sombra, recordando a ideia bíblica da força divina, quando cobre e protege (Ex 40,38).

E Maria diz ao arcanjo: “Eis aqui a escrava do Senhor faça-se em mim conforme a tua palavra”. Duas palavras merecem, aqui, muita atenção: “escrava" e “faça-se”. Maria se apresenta a Deus como uma escrava, que não tem direitos, cuja liberdade é a vontade do seu Senhor.

Tudo anunciado, tudo explicado e completamente aceito por Maria, Gabriel termina sua missão e vai embora. A anunciação é um ato extremamente dramático, pleno de uma encantadora beleza mística e de uma maravilhosa profundidade teológica, como aliás não poderia deixar de ser, uma vez que é o início do processo de nossa salvação.

Relacionadas