app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5852
Coluna Religião Missionários do Missão Faça-se promovem campanha para reformar casa e atender crianças carentes no Vergel

“Missão Faça-se” promove campanha

Grupo acompanhado pela Arquidiocese visa à reforma da sede do projeto que acolherá crianças carentes com diversas atividades

Por Thiago Aquino/Especial para a Gazeta | Edição do dia 14/11/2020 - Matéria atualizada em 14/11/2020 às 04h00

O projeto Santa Dulce dos Pobres, da Missão Faça-se, realiza há cinco anos, no bairro do Vergel do Lago, é um trabalho missionário e de assistência a 150 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para ampliar as ações, os missionários estão promovendo uma campanha para reformar a sede do projeto que acolherá crianças com diversas atividades. O Natal Faça-se também é outra iniciativa que vai beneficiar os pequenos da área lagunar.

A Missão Faça-se é um grupo de missionários acompanhados pela Fraternidade das Novas Comunidades (Francal) da Arquidiocese de Maceió. Inicialmente, a proposta era apenas evangelizar mas, diante do encontro com pessoas carentes, houve a necessidade de promover ações sociais, como explica o fundador Gildeam dos Santos.

“A partir de trabalhos evangelizadores com jovens e adultos, sentimos a necessidade de um projeto de caridade. Começamos em 2015 levando sopa para as comunidades, oportunidade para conviver e sentir a presença de Deus neste ardor missionário. E fomos ainda mais adiante, porque encontramos a realidade de jovens drogados, mendigos doentes e começamos, então, a trabalhar com curativos e a visitar também famílias que moram em barracos à beira da Lagoa Mundaú. A nossa missão tem o trabalho de levar o pão, mas principalmente o acolhimento missionário”, explica Gildeam.

A meta da Missão Faça-se, ainda para este ano, é conseguir fazer a coberta da Casa Missionária, com o objetivo de implantar uma programação aos sábados para receber 20 crianças carentes. O espaço acolherá os pequenos para brincadeiras, catequese, dinâmica e esporte, das 8h às 17h. Os missionários precisam de doações de materiais de construção,como telhas, tijolos, areia, cimento e a própria mão de obra de pedreiro. O custo total previsto é de R$ 2.131,00.

Outra ação é o Natal Faça-se. Todos os anos, em dezembro, os missionários promovem um dia de confraternização com as crianças que recebem brinquedos, se alimentam, cantam e rezam. Neste ano será no dia 20 dezembro com uma média de 80 crianças.

Durante todo o ano, a missão também recebe e faz doação de roupas, calçados, lençóis, cestas básicas, fraldas, enxovais, material de limpeza e produtos de higiene pessoal. “É uma experiência de entender e ver nestas pessoas que elas necessitam do alimento material e do espiritual, de uma amizade, de uma pessoa que pode sentar ao lado delas para ouvir”, diz Gildeam.

Para realizar uma doação e ajudar uma das ações do Projeto Santa Dulce dos Pobres, o contato pode ser feito pelos telefones (82) 98767-3942 e 98862-8520. A casa missionária fica localizada na Travessa Lago da Paz, 22C, Vergel do Lago. Alguns registros das ações estão disponíveis no Instagram @missao_facase.mcz.

Mais matérias
desta edição