Coluna Religião
Cristolândia solicita doações para avançar
Voltado ao resgate de usuários de drogas e moradores de rua, projeto pretende fornecer mais de três mil refeições por mês


A Cristolândia-AL, que funciona com as unidades de prevenção, apoio e acolhimento de pessoas que decidem dizer “não” à dependência química, faz campanha para receber alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza. A ideia, lançada por seu gestor estadual, pastor Caio Dornelas, tem por finalidade garantir o fornecimento de mais de 3 mil refeições ao mês em Maceió.
O Projeto Cristolândia foi criado há 11 anos com o objetivo de mudar a realidade de usuários de crack e outras drogas químicas. Está presente, hoje, em nove estados brasileiros e no Distrito Federal. Pertence à Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. Sua manutenção, porém, em Alagoas e em todas as outras unidades, é 100% custeada por meio de doações.
Pastor Caio explica que o trabalho do projeto consiste no resgate de usuários de drogas e moradores de rua, visando à sua ressocialização completa. O primeiro passo é dado com o atendimento na Missão, unidade que fica na Rua da Praia, no Centro, próxima ao prédio do INSS. “Tivemos mais de 60 acolhimentos ao longo do ano, servindo diariamente mais de 120 refeições”, disse o gestor.
A missionária Jéssica Dornelas, que auxilia o pastor Caio, seu esposo, enfatizou que a Missão é o local onde os usuários ou moradores de rua, por iniciativa própria, têm acesso gratuito à alimentação, banho e outros atendimentos de higiene. “Eles assistem, também, a ministração da Palavra de Deus no culto que realizamos, seguido da apresentação da proposta terapêutica”.
Os homens que frequentam a Missão e desejam acolhimento, são encaminhados à unidade do projeto que fica na Forene, em Rio Largo. O local é um sítio, que se torna a casa deles pelo prazo de até dois anos. Lá, passam pelo processo de desintoxicação, discipulado e reaprendizado para viver em sociedade, que é a parte de ressocialização e reencontro com a família.
“A nossa terceira unidade é o Viver, que trabalha com atividades sócio-assistenciais e desenvolvimento integral para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos”, informou a missionária. Suas ações, desenvolvidas na Igreja Batista Nova Esperança, também na Forene, envolvem balé, karatê, futebol, inglês, música, reforço, discipulado e palestras com profissionais de diversas áreas.
A campanha de doações visa garantir a manutenção dos projetos da Cristolândia, que nas últimas semanas precisou diminuir as refeições para os não internos, comprometendo uma parte fundamental dos trabalhos, que é a abordagem feita nas ruas centrais.
Para doar, é só entrar em contato com o pastor Caio e a missionária Jéssica pelos contatos 81 9966-9058 e 81 9815-2152. Quem desejar, pode entregar diretamente em uma das unidades nos endereços: Rua Engenheiro Roberto Gonçalves Menezes (antiga Rua da Praia), 165, Centro, próximo ao INSS, em Maceió, e na Av. José Manhães, 422, Santos Dumont, Rio Largo–AL. A entrega pode ser também na Convenção Batista Alagoana, na Rua Aristeu de Andrade, 285, Farol, próxima à TV Gazeta.