loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 01/10/2025 | Ano | Nº 6066
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Coluna Religião

Artigo

CAMINHADAS DE JESUS

...

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Estudemos um pouco a geografia bíblica de Jesus. Isto vai nos explicar melhor sua vida e, ao mesmo tempo, irá nos ajudar a compreender melhor as pregações de Jesus. A história fica mais clara e compreensível com o entendimento das situações geográficas.

Jesus foi um grande caminhante. Suas caminhadas começaram no ventre de sua mãe, quando foi de Nazaré até Ain Karin e daqui regressou para Nazaré, na visita a Santa Isabel (Lc 1,39-45; cerca de 130 km); quando foi de Nazaré até Belém, onde Jesus nasceu (Lc 2,1-7; cerca de 122 km). Suas caminhadas continuaram, ainda bem pequenino, indo com sua mãe de Belém até Jerusalém e regressando a Belém, quando da sua apresentação no Templo (Lc 2,22-40; cerca de 20 km); quando da sua fuga para o Egito e regresso para Nazaré (Mt 2,13-15; cerca de 420 km).

Mais tarde, já crescido, aos doze anos, Jesus foi com seus pais para Jerusalém, por ocasião da festa da Páscoa e, terminadas as celebrações, ele permaneceu em Jerusalém mas, após três dias, regressou com eles para Nazaré (Lc 2,42-52; cerca de 224 km). E aqui, segundo os relatos evangélicos, terminam as primeiras caminhadas de Jesus.

Não sabemos como Jesus fez todas essas primeiras caminhadas. Certamente, as primeiríssimas foram no ventre de sua mãe, mas a dificuldade começa após seu nascimento. Teria usado caravanas ou andado apenas com algumas pessoas? Teria se servido de burro ou de camelo? A imaginação corre solta!

Mas, as grandes caminhadas de Jesus começam para valer, quando, um belo dia, ele inicia sua vida pública. Teria, conforme os evangelhos, cerca de trinta anos. Num determinado momento, ele deixa sua cidade, sua família, sua casa e vai até Betânia, além do Jordão, onde João batizava (Mt 3,13-17). De Betânia, Jesus foi até o deserto da Judeia e aí foi tentado por Satanás (Mt 4,1-11). Depois da tentação, Jesus voltou ao local onde João Batista batizava e começou a formar o grupo de seus discípulos (Jo 1,35-51).

Continuando suas caminhadas, Jesus segue para Caná da Galileia, onde realizou seu primeiro milagre (Jo 2,1-11). De Caná da Galileia, Jesus seguiu com sua mãe, sua família e seus discípulos para a cidade de Cafarnaum, e aqui não permaneceu muitos dias (Jo 2,12).

Relacionadas