loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Coluna Religião

Coluna Religião

São Sebastião: carreata substitui 153ª procissão

Por causa da pandemia do novo coronavírus, tradicional evento religioso teve que ser realizado seguindo os protocolos de saúde

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Carreata em homenagem a São Sebastião foi realizada pelas principais ruas da cidade de Ibateguara
Carreata em homenagem a São Sebastião foi realizada pelas principais ruas da cidade de Ibateguara -

O dia 20 de janeiro é marcado em municípios que têm São Sebastião como padroeiro com as grandes celebrações, entre elas, a procissão com a imagem do santo que percorre quilômetros, em demonstração de fé e devoção. Em 2020, isso foi possível, mas em 2021 a programação foi adaptada, como foi o caso de Ibateguara. A Paróquia São Sebastião substituiu a procissão pela carreata, que foi antecipada para o domingo (17). Outras paróquias da Arquidiocese de Maceió organizaram a solenidade no dia do santo, na quarta-feira (20).

Já são 153 anos de devoção ao padroeiro. O município frio de Ibateguara, na Zona da Mata Alagoana, é aquecido pela fé dos fiéis em São Sebastião. E nem a pandemia do novo coronavírus atrapalhou as celebrações, que foram adaptadas seguindo as recomendações de isolamento social.

O novenário aconteceu de 8 a 16 de janeiro, com Missa campal em frente a Igreja Matriz. As cadeiras foram organizadas de modo a manter a distância entre os fiéis, que usaram máscaras. O tema refletido durante as homilias foi “Por Cristo, com Cristo e em Cristo” e o lema “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo” (Filipenses 2, 5).

No domingo (17), o padre Valdo Omena, administrador paroquial, presidiu a Missa Solene. “Quando olhamos a vida de São Sebastião, a gente entende quando se escuta que o bem que a gente faz, fica para sempre, então o bem feito por São Sebastião nos anima hoje a não desistirmos da luta contra a pandemia, no combate ao pecado, da luta contra ódio, inveja e todos os males, pois somos soldados de Cristo”, destacou o sacerdote.

Após a celebração, a carreata foi realizada pelas principais ruas da cidade. Bem ornamentado e iluminado, o primeiro veículo levou a imagem de São Sebastião. Durante o percurso, os fiéis nas calçadas acenavam. Em muitas casas, um altar foi improvisado na calçada para homenagear o santo.

OUTRAS PARÓQUIAS

Na Arquidiocese de Maceió, outras paróquias também celebraram São Sebastião. Em Rio Largo, no bairro do Tabuleiro do Pinto, a Paróquia São Sebastião encerrou a festividade também no domingo (17) com a carreata. Na Zona da Mata, outra paróquia dedicada ao santo fica em Branquinha. Os fiéis celebraram o padroeiro de 10 a 20 de janeiro. São Sebastião foi festejado também em Messias. A festa teve início no dia 11, com o novenário, e foi encerrada no dia 20.

O SANTO

São Sebastião nasceu em Narbonne, na França. Tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império e ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram perseguidos –, consolava os cristãos que eram presos. São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos.

Relacionadas