app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Coluna Religião Carreata em homenagem a São Sebastião foi realizada pelas principais ruas da cidade de Ibateguara

São Sebastião: carreata substitui 153ª procissão

Por causa da pandemia do novo coronavírus, tradicional evento religioso teve que ser realizado seguindo os protocolos de saúde

Por Thiago Aquino/Especial para a Gazeta | Edição do dia 23/01/2021 - Matéria atualizada em 23/01/2021 às 04h00

/Carreata em homenagem a São Sebastião foi realizada pelas principais ruas da cidade de Ibateguara

O dia 20 de janeiro é marcado em municípios que têm São Sebastião como padroeiro com as grandes celebrações, entre elas, a procissão com a imagem do santo que percorre quilômetros, em demonstração de fé e devoção. Em 2020, isso foi possível, mas em 2021 a programação foi adaptada, como foi o caso de Ibateguara. A Paróquia São Sebastião substituiu a procissão pela carreata, que foi antecipada para o domingo (17). Outras paróquias da Arquidiocese de Maceió organizaram a solenidade no dia do santo, na quarta-feira (20).

Já são 153 anos de devoção ao padroeiro. O município frio de Ibateguara, na Zona da Mata Alagoana, é aquecido pela fé dos fiéis em São Sebastião. E nem a pandemia do novo coronavírus atrapalhou as celebrações, que foram adaptadas seguindo as recomendações de isolamento social.

O novenário aconteceu de 8 a 16 de janeiro, com Missa campal em frente a Igreja Matriz. As cadeiras foram organizadas de modo a manter a distância entre os fiéis, que usaram máscaras. O tema refletido durante as homilias foi “Por Cristo, com Cristo e em Cristo” e o lema “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo” (Filipenses 2, 5).

No domingo (17), o padre Valdo Omena, administrador paroquial, presidiu a Missa Solene. “Quando olhamos a vida de São Sebastião, a gente entende quando se escuta que o bem que a gente faz, fica para sempre, então o bem feito por São Sebastião nos anima hoje a não desistirmos da luta contra a pandemia, no combate ao pecado, da luta contra ódio, inveja e todos os males, pois somos soldados de Cristo”, destacou o sacerdote.

Após a celebração, a carreata foi realizada pelas principais ruas da cidade. Bem ornamentado e iluminado, o primeiro veículo levou a imagem de São Sebastião. Durante o percurso, os fiéis nas calçadas acenavam. Em muitas casas, um altar foi improvisado na calçada para homenagear o santo.

OUTRAS PARÓQUIAS

Na Arquidiocese de Maceió, outras paróquias também celebraram São Sebastião. Em Rio Largo, no bairro do Tabuleiro do Pinto, a Paróquia São Sebastião encerrou a festividade também no domingo (17) com a carreata. Na Zona da Mata, outra paróquia dedicada ao santo fica em Branquinha. Os fiéis celebraram o padroeiro de 10 a 20 de janeiro. São Sebastião foi festejado também em Messias. A festa teve início no dia 11, com o novenário, e foi encerrada no dia 20.

O SANTO

São Sebastião nasceu em Narbonne, na França. Tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império e ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram perseguidos –, consolava os cristãos que eram presos. São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos.

Mais matérias
desta edição