app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Coluna Religião Celebrações na Paróquia de Santa Rita, no Farol, aconteceram seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19

Paróquia de Santa Rita encerra maio em festa

Mês na paróquia de Santa Rita de Cássia, no Farol, em Maceió, foi marcado pelos festejos da Padroeira, realizados entre os dias 15 e 22

Por Fernanda Medeiros | Edição do dia 29/05/2021 - Matéria atualizada em 29/05/2021 às 04h00

O mês de maio, na paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro do Farol, em Maceió, foi marcado pela Festa da Padroeira, que aconteceu entre os dias 15 e 22. Os devotos puderam participar de uma semana cheia de graças, de ensinamentos, de momentos especiais, desafios, novena, terços, celebrações e louvores, presencialmente na igreja matriz ou acompanhando a transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A festa teve como tema “Vivendo com Santa Rita os valores do Evangelho” e contou com ilustres celebrantes. Foram eles: o frei Roberto Holanda, o padre Edvaldo Afrânio, o monsenhor Delfino Barbosa Neto, os padres Cícero Lenisvaldo, Ronaldo Silva dos Santos, Marcos Alves, Lídio Tenório, Rodrigo Rios e Elison Silva, além do vice-reitor do Seminário Nossa Senhora da Assunção, padre Márcio Manuel Machado Nunes.

PARTICIPAÇÃO

Além da presença ativa dos grupos, movimentos, pastorais e músicos da paróquia, houve a participação dos Capuchinhos e Família Franciscana, bem como dos Colégios Nossa Senhora do Amparo, Santa Madalena Sofia e Cristo Rei. Especialmente, no sábado (22) foi celebrado o Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis e do perdão, intercessora dos aflitos e modelo exemplar de esposa.

O pároco, Edvaldo Afrânio dos Santos, distribuiu as atividades em 12 horas de programação para evitar aglomeração e seguindo todos os protocolos em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

CERIMÔNIAS

Ao longo do dia foram realizadas diversas cerimônias e festividades em homenagem a gloriosa Santa Rita (como missas, terço da misericórdia, adoração ao Santíssimo Sacramento, terço mariano, ladainha e benção da saúde com a relíquia de Santa Rita, vinda diretamente da Itália). Após os sorteios do festival de prêmios (ao invés de bingo), a tarde foi coroada pela carreata, substituindo a tradicional procissão, nos arredores da paróquia.

EMOÇÃO

“O encerramento foi mais que especial com a participação do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção e com a animação do canto dos seminaristas. Foi emocionante a participação de toda a comunidade, presencialmente e por meio das redes sociais”, explicou a coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santa Rita, Márcia Fidelix..

“Todos sentiram-se revigorados pela maravilhosa semana, afinal foram momentos importantes de fé, oração e homenagens à Padroeira Santa Rita de Cássia”, acrescentou. E encerrou, com uma exclamação: “A igreja se alegra e comemora. Agradecemos a Santa Rita de Cássia, sol brilhante da igreja católica. Viva Santa Rita de Cássia! Viva, viva!”.

Mais matérias
desta edição