loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 27/08/2025 | Ano | Nº 6041
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Coluna Religião

Coluna Religião

Capela é elevada a santuário paroquial

Solenidade jubilar dos 250 anos da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho teve como marco histórico a benção do Recanto de Maria

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Igreja de N. Sra. do Bom Despacho faz parte da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Passo de Camaragibe
Igreja de N. Sra. do Bom Despacho faz parte da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Passo de Camaragibe -

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, situada no povoado que leva seu nome, foi elevada na manhã do último domingo (30) a Santuário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no município de Passo de Camaragibe, em Alagoas.

A cerimônia foi presidida pelo vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, Monsenhor José Augusto, e concelebrada pelo padre Luiz Antônio, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e pelo padre Emerson, vigário paroquial de Matriz de Camaragibe. A animação litúrgica foi realizada pela Camerata ARS Nova, sob a regência do maestro Gustavo Campos.

HISTÓRIA DO POVO

Monsenhor José Augusto destacou que a igreja de quase três séculos é testemunha da história do povo alagoano e de uma experiência de vida, e fez um breve relato histórico sobre o templo, ao contemplar a arquitetura local.

“A harmonia desta arquitetura fala de uma cosmovisão marcada pela Idade Média que naquele momento a humanidade vivia. Esta igreja também está voltada para o oceano, local em que se vigiavam as entradas e o comércio, mas a segurança maior estava no interior deste templo, estava em Deus. E aqui continua a Mãe a ouvir e a nos levar ao seu Divino Filho”, ressaltou o monsenhor José Augusto.

DECRETO

Após a homília, o padre Luiz Antônio leu o decreto de criação do Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, expedido e assinado pelo arcebispo da Arquidiocese de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, e pelo chanceler da Cúria Arquidiocesana de Maceió, padre Valmir Galdino Paes da Silva. Antes da bênção final, o padre Luiz Antônio registrou um agradecimento especial a dom Antônio Muniz: “pelo seu entusiasmo de fé”, e declarou o significado do momento histórico para a Paróquia.

“Hoje nossas orações sobem aos céus como incenso em louvor ao Deus Altíssimo por tão grande júbilo. Ao sermos contemplados com tão grande dádiva somos convidados a renovar a nossa fé. A Virgem Maria tornou-se o santuário eterno de Deus a fim de despachar nossos pedidos a seu filho Jesus”, refletiu o pároco.

Em seguida, o monsenhor José Augusto e o padre Luiz Antônio concederam a benção ao Recanto de Maria, marco histórico do jubileu de 250 anos completados em abril de 2020, mas à época, por causa da pandemia, foram restringidas as celebrações presenciais, tendo sido adiada a comemoração para este ano.

Relacionadas