Artigo
REZANDO E MEDITANDO O TERÇO
...

Muita gente acha a recitação do terço monótona, cansativa e um tanto chata. Isto acontece porque a nossa natureza é fraca, comodista e não muito chegada ao sacrifício. Mas, existem meios de rezar o terço com entusiasmo, com proveito e com satisfação. O grande meio é rezar o terço, conhecendo-o e meditando-o.
De início, vejamos a estrutura do terço. Ele é uma oração com a contemplação de todos os mistérios da nossa fé. Começa com o Credo, profissão de fé e síntese do terço. Depois, vem a oração do Senhor, seguida da Ave-Maria, recitada três vezes, numa aclamação à Trindade pelo que operou na Virgem Maria. Vem, então, outro Pai-nosso, que será repetido cinco vezes. Por fim, o terço se encerra com algumas orações marianas, como a Ladainha lauretana, a Salve Rainha, e algumas invocações. Entre um mistério e outro do terço, rezam-se o louvor à Trindade com o Glória ao Pai e algumas jaculatórias. Desta maneira, o terço apresenta uma estrutura bonita e compreensiva da nossa fé, por isso é bom, útil e proveitoso rezar o terço, meditando-o.
Essa meditação do terço pode acontecer de várias maneiras. Podemos meditar as palavras que dizemos, refletindo nos seus sentidos e nas suas aplicações. Muitas vezes, rezamos mal, porque não prestamos atenção às palavras que dizemos. Neste caso, o terço perde seu significado e não conseguimos apreciar o que ele diz e o que ensina. Outra maneira de meditar o terço é contemplando o mistério designado na hora. O terço tem cinco mistérios. Nas segundas e sábados, são os mistérios gozosos; nas terças e sextas, são os mistérios dolorosos; na quinta, são os mistérios luminosos; nas quartas e sábados, os mistérios gloriosos.
O rosário possui quatro terços, o que significa que, com a recitação do Rosário, podemos saudar, meditar e agradecer, passando pelos mistérios das vidas de Jesus e de Maria. Muitos se queixam que, mesmo tomando os cuidados, ainda se distraem. Isto, porém, é natural. Apenas descoberta a distração, com calma e simplicidade, devemos unicamente continuar nossa oração. O mal é saber que se está distraído, e continuar com a distração.
Enfim, rezemos, pelo menos, um terço todos os dias, pois mesmo não sendo um mandamento, essa oração é muito benfazeja e salutar, pois, além de ser uma bela contemplação dos mistérios da nossa fé, ela é também uma súplica ardente e forte à Trindade por meio de Nossa Senhora.