O pastor, psicólogo e professor Manoel Nascimento, de 77 anos, o mais bem-humorado pregador de que se tem conhecimento no meio evangélico de Alagoas, será homenageado pela 1ª Igreja Batista de Palmeira dos Índios, que pastoreia há 25 anos, com um Culto de Gratidão a Deus pelos 50 anos de seu ministério. A celebração será às 18h deste sábado (7). Na quarta-feira (4), ele recebeu a Comenda Graciliano Ramos na Câmara Municipal.
A história deste homem de vida consagrada a Deus começou em 1966, quando ele deixou sua cidade, no interior da Bahia, e foi estudar no Recife-PE, onde concluiu o curso de bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em 1971.
Casado com dona Terezalva Campos Souza, assumiu naquele mesmo ano o pastorado da 1ª Igreja Batista de Jaboatão-PE. Sua biografia mostra que ele ganhou gosto pelos estudos depois do seminário. De 1972 a 1977 fez os cursos de Psicologia Clínica, Bacharel em Psicologia e Licenciatura Plena na Universidade Católica de Pernambuco.
Foi orador da turma de psicólogos. Em 1979 atuou como Capelão no Colégio Americano Batista. “Depois de dez anos na Igreja de Jaboatão dos Guararapes, o pastor Manoel foi pastorear igrejas em São Luís-MA, Teresina-PI e, voltando a Pernambuco, assumiu a 1ª Igreja Batista de Caruaru”, conta o pastor Jonas Bispo, seu contemporâneo no seminário e conhecedor do trabalho que ele realizou nos últimos 25 anos em Alagoas.
HUMOR QUE ATRAI
Como pastor emérito da PIB de Palmeira dos Índios, Jonas Bispo atribui o título de excelente pregador a seu contemporâneo: “Ele é conhecido não apenas em Alagoas, mas no Brasil, sobretudo no Nordeste, por sua característica de anunciar o Evangelho com um humor que prende a atenção de todos”.
Em cada igreja por onde o pastor humorista passou, Jonas Bispo afirma que “ele deixou sua marca de construtor ou reformador de templos; na PIB de Palmeira dos Índios, celebrou 596 batismos, organizou Congregações em Igrejas nas cidades de Minador do Negrão, em Palmeira de Fora e de Major Isidoro, entre muitos projetos que realizou”. Em 2002 ele também atuou como docente da disciplina de Psicologia Geral no Cesmac, em Palmeira dos Índios, e no Seminário Teológico Batista Alagoano.