app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5854
Coluna Religião Festa de Nossa Senhora dos Prazeres teve início na noite de terça-feira (17), na Catedral Metropolitana de Maceió

Festa da padroeira inicia com homilia de Dom Genival

Programação dos festejos de Nossa Senhora dos Prazeres teve início na terça (17), com missa presidida pelo vigário-geral da Arquidiocese

Por Thiago Aquino/Especial para a Gazeta | Edição do dia 21/08/2021 - Matéria atualizada em 21/08/2021 às 04h00

“Maceió vos venera Maria, tomai conta de nossa cidade”. Essa é a expressão mais ecoada durante agosto pelos católicos maceioenses. É o hino de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Catedral Metropolitana, da capital e da Arquidiocese de Maceió, que é celebrada no dia 27. A programação festiva teve início na terça-feira (17), com Missa presidida por Dom Genival Saraiva, vigário-geral da Arquidiocese.

Com o tema “Com Jesus, Maria e José, nos prazeres da vida, construímos uma família feliz”, a festa começou com o hasteamento da bandeira e a Santa Missa. Durante a homilia, o vigário-geral da Arquidiocese falou sobre as dores e a alegria de se ter uma família. “Nessa pandemia muitos choraram por perder pessoas queridas. São tempos difíceis. Do outro lado, alguns aprenderam a alegria de servir em casa e servir a quem precisa”, disse Dom Genival.

O presidente da celebração também lembrou que é na família onde se aprende a amar e construir a fé: “Se hoje você reza um Pai Nosso e uma Ave-Maria é porque alguém em casa te ensinou. Todos estão aqui porque cultivaram em seus lares a força de amar a Deus”. Dom Genival citou o exemplo de Maria, mãe de Jesus. “Lembremos que somos participantes dos prazeres de Maria, e vamos enxergar o horizonte da Esperança. Ela sempre será a portadora da graça que nos aproxime de Jesus”, pontuou.

FESTIVIDADES

O primeiro dia dos festejos contou com a presença do Programa Ronda no Bairro da Polícia Militar, dos movimentos Mães que Oram pelos Filhos, Apostolado da Oração, Pastoral da Criança, Mãe Rainha, Arautos, Focolares e CNLB.

Desde o dia 17 até 27 de agosto, a Catedral Metropolitana de Maceió acolhe os devotos e as devotas de todo o território Arquidiocesano e cidades vizinhas. Para evitar aglomeração durante o novenário e no dia solene, a participação presencial, que é limitada a 50% da capacidade, deve ser agendada pelo WhatsApp (82) 9 8172-4628.

Haverá transmissão ao vivo das celebrações nos canais @arqdemaceio e @catedraldemaceionsp.

MISSAS

Até o dia 26, as missas serão celebradas às 6h, 15h e 19 horas, e a adoração ao Santíssimo Sacramento das 10h ao meio-dia. No dia solene, 27 de agosto, feriado na cidade de Maceió, serão celebradas missas às 6h, 9h, 12 horas e a do encerramento às 19 horas.

A Carreata da Padroeira, que substitui, pelo segundo ano consecutivo, a grande procissão, sairá às 15 horas da Catedral Metropolitana. Em breve será divulgado o trajeto da carreata, bem como todas as orientações para a participação da missa de encerramento. A divulgação do trajeto da Carreata da Padroeira ocorrerá também pelo site www.centenarioarqmaceio.com.br.

Mais matérias
desta edição