loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 05/05/2025 | Ano | Nº 5959
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Coluna Religião

Coluna Religião

Legião de Maria celebra 100 anos de criação

Na Catedral Metropolitana de Maceió membros se reuniram para missa em ação de graças, na última terça-feira, dia 7 de setembro

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Há 100 anos iniciava a história de um dos movimentos mais populares na Igreja Católica, a Legião de Maria
Há 100 anos iniciava a história de um dos movimentos mais populares na Igreja Católica, a Legião de Maria -

Há 100 anos iniciava a história de um dos movimentos mais populares na Igreja Católica, a Legião de Maria. Para celebrar a data, os membros na Arquidiocese de Maceió se reuniram no último dia 7, feriado da Independência, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió.

Padre Valmir Galdino, diretor espiritual da Legião na Igreja Particular, explicou a importância deste movimento.

“Ela também é Igreja. Nasceu há 100 anos para evangelizar as famílias, enfermos, todos os povos; e até aqueles que não creem e não buscam a Deus. Um movimento que nasceu silencioso na Irlanda se propagou no mundo inteiro e que está em quase todas as cidades alagoanas”, destacou.

ONDE

A legião foi fundada em Dublin, na Irlanda, como um movimento mariano católico romano, por Frank Duff, em 7 de setembro de 1921. Hoje entre membros ativos e auxiliares possui mais de 35 milhões de legionários em todo o mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica.

A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho apostólico ativo, destina-se à evangelização e à santificação dos homens, para a glória de Deus. Para tornar essa missão possível, os legionários buscam também a santificação pessoal, a fim de se tornarem cada dia mais aptos a levar Cristo ao mundo.

José Ailton, da Régia Gloriosa, falou da chegada do movimento em Alagoas. “Há 64 anos era fundada em terras alagoanas com o primeiro presidium, Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Jaraguá. E desde lá foi crescendo no território do Estado, e presente nas três dioceses”, explicou.

TRABALHOS

Os legionários realizam trabalhos espirituais e de evangelização, e se reúnem semanalmente para trocar experiências e recarregar as energias com orações em torno do altar de Nossa Senhora. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta.

É um momento de partilha, de oração e de discussão de temas referentes à religião e à fé. Além disso, na reunião é que se fortalecem os laços do grupo, construído com amor fraterno e respeito, para que os membros possam contar uns com os outros na realização de seus trabalhos.

Relacionadas