Artigo
FÉ E PRÁTICA
...

Jesus sempre desprezou a hipocrisia. Para Ele não há nada pela metade: ou tudo ou nada! Ou melhor: sempre tudo; sempre sim no caminho que ele traça para cada um de nós.
Certo dia, ele disse: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar a um ou amar o outro, ou a dedicar-se a um e desprezar o outro.”(Mt 6,24) Isto significa claramente que não podemos servir a Deus pela metade, ou seja, não se pode dizer que quer seguir o caminho do Senhor, mas na prática segue-se um caminho particular, caminha-se pelas suas próprias estradas, vive-se conforme seus desejos e seus interesses.
São Tiago, o santo da decisão e da sinceridade, escreveu na sua carta: “Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria, então, capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão e uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; se então alguém de vós lhes disser: ‘Ide em paz, aquecei-vos, e comei à vontade, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? Assim também a fé: Se não se traduz em obras, por si só está morta.”(Ti 2, 14-!7).
Essa palavra do grande apóstolo Tiago tem um um sentido e um valor muito profundos nos nossos dias. Com efeito, muito são os que se dizem católicos, que até frequentam a igreja, mas, na prática, vivem uma vida mundana, como incrédulos, e indiferentes à Palavra do Senhor.
Muitos vão à missa e lá rezam e cantam, mas vivem com o coração cheio de ódio, de maus desejos e frequentam, outrossim, ambientes de pecado e não se afastam do exagero das bebidas e do sexo. Proceder assim é hipocrisia e o Senhor teve e tem pavor da hipocrisia, pois a ordem é: “Seja o teu sim, sim: o teu não, não”.