Em culto solene na noite deste domingo (16), a Igreja Batista Nascente, no Tabuleiro do Martins, oficializa a posse de Alcides Neto, o novo pastor que conduzirá a instituição que nasceu como fruto da expansão da Primeira Igreja Batista do Tabuleiro, que no ano 2000 abriu uma pequena congregação na comunidade Vila Rica. Na época, o pastor da PIB era Jonas Bispo Pereira.
“Tudo começou com um pequeno grupo formado por irmãos da PIB do Tabuleiro e da Igreja Batista Calvário; o local era escuro, com esgoto na frente! Além disso, outra congregação bem próxima colocava o som na calçada dificultando nossas reuniões; precisávamos tomar uma decisão: acabar com o trabalho ou mudar de local”, conta o pastor Jonas, lembrando os dias difíceis no início da IB Nascente.
“Oramos a Deus e as portas se abriram! Compramos um terreno por R$ 6 mil e iniciamos a construção do templo”, recorda o pastor Jonas. “O Projeto Luz, liderado pelo norte-americano Lyn Sloop, ajudou a concluir o prédio. Fui o primeiro pastor da igreja por um bom tempo! Depois, por indicação do pastor Alberto Calado, da IB Calvário, foi empossado o pastor Varlei”, relatou Jonas Bispo.
ALMAS PARA CRISTO
É nesse contexto histórico de uma igreja que superou as adversidades iniciais e hoje está consolidada, com templo próprio e uma membresia motivada, que o pastor Alcides Neto assume para continuar o trabalho de ganhar almas para Cristo na comunidade. O culto de posse terá início às 18h30, com mensagem do pastor Tércio Ribeiro, da Primeira Igreja Evangélica Batista de Maceió.
O pastor interino da igreja, Alberto Calado, fará a oração de posse, pedindo a Deus pela nova família pastoral, que se completa com a esposa, Ana Mônica, e os filhos, Pedro Igor e Paulo André. Haverá, ainda, a posse de Sandro do Espírito Santo, no Ministério de Música da igreja. O templo da IB Nascente fica na Rua Dr. Paulo Izidoro da Rocha, perto do Lar do Bom Samaritano.
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
Alcides Neto foi ordenado pastor em 2007. Iniciou seu ministério como pastor da juventude na PIB Maceió. Em seguida, assumiu o pastorado da IB Cinco de Maio, por cinco anos, onde ocupou, paralelamente, os cargos de presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil em Alagoas (OPBB/AL) e, por dois mandatos, a presidência da Convenção Batista Alagoana.
Ele é formado em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista de Alagoas, e bacharel em Teologia, pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem formação em Administração, pela Universidade Pitágoras, e é acadêmico de Direito pela Seune. Trabalhou na Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira por cinco anos, atuando em Alagoas, Sergipe e Bahia.