Artigo
BATISMO
...

A liturgia católica comemora o batismo de Jesus de uma maneira solene e isto por várias razões que nos levam a meditar sobre o nosso batismo.
O batismo nas religiões antigas indica sempre uma mudança, uma separação da vida passada e o recomeço de uma vida nova. É bom lembrar que, o batismo de João não era um sacramento. E como Jesus vai começar uma vida nova, ou seja, sua vida pública, Ele marca essa mudança com o batismo. Nos nossos casos, o sacramento do batismo provoca uma mudança profunda, porque nos divinizamos pela recepção do Espírito Santo.
Jesus quer se batizar para nos inculcar a necessidade desse sacramento que Ele, no fim de sua vida terrena, ordenará que todos seus seguidores o recebam. O batismo é o primeiro dos sacramentos. Assim diz o Catecismo da Igreja Católica: “1213. O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito (vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual) e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. Baptismus est sacramentum regeneratiorais per aquam in Verbo – O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra.
Pelo Batismo nos tornamos tabernáculo de Deus, pela recepção do Espírito Santo, de consequência tornamo-nos também filhos do Pai eterno, irmãos de Jesus, membros da Igreja de Cristo, herdeiros do céu. Maria, como mãe de Jesus, passa a ser também nossa mãe.
Por tudo isso, a recepção do Batismo deve ser bem preparada e administrada. Também os padrinhos, que passam a ser nossos segundos pais diante de Deus, devem ser bem escolhidos, para que possam ajudar seus afilhados, pela oração, exemplo e palavra, a viver como verdadeiros cristãos.