Marcando o início das Festividades do Padroeiro, na cidade de Viçosa, a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim realizou, no último domingo (16), a VI Cavalgada do Bom Jesus e o evento reuniu mais de 200 cavaleiros e amazonas.
Uma cavalgada já é uma tradição do povo viçosense, em vários eventos. Analisando esta realidade local, quando chegou à Paróquia, o pároco, padre Fernando Bezerra, teve a ideia de fazer uma cavalgada e deu o nome de Cavalgada do Bom Jesus, para uma maior expressão pública de fé e devoção em honra ao Bom Jesus. Antes o percurso era feito de um ponto fora da cidade em direção à Igreja Matriz, no centro da cidade. Porém, a partir deste ano, o percurso foi e será feito sempre dentro da cidade, para que a divulgação da Festa do Padroeiro seja mais ampla e dinâmica.
As pessoas que não participam, com seus animais, ficam de suas casas ou ruas acenando e saudando os participantes que são da cidade ou de outras localidades.
A orientação da Paróquia nesta pandemia seguiu, ao máximo, as determinações e cuidados para evitar o contágio da Covid-19 e Influenza H3N2. Uma curiosidade destacada pela comissão organizadora é que a cada ano a presença e participação de visitantes têm crescido no evento.
“Com a graça de Deus há seis anos vem dando super certo este evento, que é uma forma de levar a Igreja a todas as realidades e a cultura da cidade fazer parte da festa do Padroeiro também”, explicou o padre Fernando Bezerra, que frisou, ainda, a beleza da unidade e a participação dos fiéis e amigos da Paróquia. “É um momento muito interessante e bonito de se ver, pois vemos pessoas de idades diversas e realidades: idosos, adultos, jovens e crianças, homens e mulheres, irmãos e irmãs de outras denominações religiosas além das autoridades civis da cidade, também conosco. Momento que gera unidade”, disse.
A Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim terá um novenário, deste domingo (23 de janeiro) a 1º de fevereiro e, no dia 2, a solenidade do Padroeiro, com o encerramento com uma intensa programação que pode ser conferida e acompanhada pelas redes sociais da Paróquia @paroquiaviçosa.
* Setor de Comunicação da Arquidiocese.