app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5881
Coluna Religião Integrantes da articulação da Juventude Salesiana, a AJS-Matriz, que realizou ação social na comunidade Dom Bosco

Juventude salesiana: ação social em Matriz

Brincadeira, música, dança, distribuição de brinquedos, doces e lanches marcaram a programação realizada pelos jovens na cidade

Por Ana Clara da Rocha/Pascom Arquidiocesana | Edição do dia 05/02/2022 - Matéria atualizada em 02/02/2022 às 17h39

/Integrantes da articulação da Juventude Salesiana, a AJS-Matriz, que realizou ação social na comunidade Dom Bosco

Uma ação com amor, solidariedade e distribuição de esperança. O fim de janeiro foi marcado pela alegria de crianças e jovens do município de Matriz de Camaragibe. A Articulação da Juventude Salesiana, a AJS-Matriz, realizou uma ação social na comunidade Dom Bosco, no Conjunto Bom Jesus.

Com o apoio da Paróquia Senhor Bom Jesus, por meio da Equipe de Eventos, e integrantes da coordenação da comunidade, a organização realizou uma caminhada pelas ruas para convidar crianças, adolescentes e jovens. A programação seguiu em frente à Capela Dom Bosco com brincadeiras, músicas e danças. Também forma distribuídos brinquedos, doces e lanches.

O encontro realizado no dia 30 de janeiro foi em parceria com o Centro Juvenil Dom Bosco e contou com a presença do padre Geraldo Albuquerque, coordenador geral da instituição. O Centro acolhe mais de 600 crianças, jovens e adolescentes em vulnerabilidade social durante todo o ano a partir do Oratório, cursos profissionalizantes e oficinas.

O oratório acontece nas casas salesianas, os diários geralmente acontecem nos centros juvenis e os festivos como o que ocorreu em Matriz de Camaragibe. É um dia de atividades esportivas, dinâmicas, brincadeiras e o momento de catequese. Também tem a colônia de férias que acontece em janeiro e dura uma ou duas semanas com oficinas de artesanato, de dança, teatro e canto.

O coordenador da AJS-Matriz, Sávio Cavalcante, pontua que o serviço de evangelização é gratificante. “Tenho 21 anos, mas participo dos oratórios desde os 13 anos. É sempre muito divertido poder levar essa experiência para as crianças. No mês de janeiro é celebrado a Festa de Dom Bosco e nós temos o costume de todo ano fazer essa animação nessa comunidade, que é a mais afastada do centro da cidade e, geralmente, as crianças não frequentam o centro juvenil. Então, todo ano durante a festa a gente faz essa animação e levamos brinquedos, brindes e lanches”, relata o jovem.

Jean Silva, vice-coordenador, avalia que o objetivo do evento foi alcançado: “A experiência é muito gratificante. Ver o resultado do nosso empenho no sorriso de cada criança, jovem e adolescente não tem preço. Seguindo o exemplo Dom Bosco, levando o Evangelho de Jesus a todos os cantos com muita alegria e entusiasmo, procuramos fazer sempre o bem, não importa a quem”.

A programação foi encerrada com a apresentação do Grupo de Teatro e Dança Dom Bosco. A turma é originária do Centro Juvenil e o padre Geraldo Albuquerque esteve caracterizado de Dom Bosco, animando e chamando a atenção de todos.

Além de promover momentos de recreação, o objetivo principal da ação social foi de mostrar o carisma salesiano representado no Pai e Mestre da Juventude, padroeiro daquela comunidade, falando aos jovens sobre a importância de ser amado e saber que é amado.

Mais matérias
desta edição