loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 28/07/2026 | Ano | Nº 6276
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Coluna Religião

Coluna Religião

Quaresma: oração, jejum e penitência até a Páscoa

Solenidade cristã começou na Quarta-feira de Cinzas e tem um tempo de 40 dias para se chegar dignamente à celebração do Tríduo Pascal

Ouvir
Compartilhar
Padre José Aloísio é reitor do Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres e pároco da Paróquia São Lucas
Padre José Aloísio é reitor do Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres e pároco da Paróquia São Lucas -

Dentre todas as solenidades cristãs, o primeiro lugar é ocupado pelo mistério pascal, porque todos devem se preparar para vivê-lo convenientemente. Por isso, foi instituída a Quaresma, um tempo de 40 dias para se chegar dignamente à celebração do Tríduo Pascal.

A Quaresma, como prática obrigatória, foi instituída no século IV, mas, desde sempre, os cristãos se preparavam para a Páscoa com oração intensa, jejum e penitência. O número de 40 dias tem um significado simbólico-bíblico: Quarenta são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus. Guiados por esse tempo e pelas práticas estes 40 dias foram inspirados numa grande catequese que a Igreja primitiva realizava.

Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja deu início ao tempo quaresmal, este ano, iniciado no dia 2 de março e seguindo até a Semana Santa. A Quaresma ainda é, sobretudo, tempo de escuta da Palavra de Deus, de uma Catequese mais profunda que recorda aos cristãos os grandes temas batismais em preparação para a Páscoa.

O padre José Aloísio, reitor do Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres e pároco da Paróquia São Lucas, em Maceió, falou sobre o Tempo Quaresmal e suas práticas.

Shorts Youtube
Play
Carreta da Saúde da Mulher oferece exames gratuitos em Maceió

Carreta da Saúde da Mulher oferece exames gratuitos em Maceió

Play
Vídeo mostra torcedor sendo espancado antes de jogo em Maceió

Vídeo mostra torcedor sendo espancado antes de jogo em Maceió

Play
Feminicídio em AL: mulher é assassinada e ex é o principal suspeito

Feminicídio em AL: mulher é assassinada e ex é o principal suspeito

Play
Hemoal faz apelo urgente após estoque de sangue chegar ao nível crítico

Hemoal faz apelo urgente após estoque de sangue chegar ao nível crítico

Play
Caso da bebida em feira de AL ganha novo capítulo; veja o que foi feito

Caso da bebida em feira de AL ganha novo capítulo; veja o que foi feito

“A Quaresma, antes do século IV não durava 40 dias, como vivemos hoje, mas sim alguns dias. Depois apareceu o número 40 recordando as tentações que sofreu Jesus no deserto, um número rico de simbolismo na Bíblia. A Quarta-feira de Cinzas surgiu dando início ao tempo quaresmal”, disse.

E prosseguiu: “O cristão vive, durante o tempo, um período mais intenso de conversão através da oração e das práticas próprias para este tempo. A penitência, fazendo renúncias e abstinências de alimentos ou atividades cotidianos que geram satisfação pessoal; o jejum e a abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, podendo fazer nesses dias durante a Quaresma também; e a oração, além da oração pessoal, a comunitária, com a Via Sacra, Coroa das 7 dores de Nossa Senhora e tantos Ofícios (Ofício das Trevas, da Agonia, das Almas) que a Igreja orienta para este tempo”.

Padre José Aloísio informou, ainda, que no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres a Via Sacra será, às 16h e recordou que os cuidados neste tempo de pandemia devem ser mantidos. “Todos somos convidados a fazer um caminho quaresmal de conversão e não devemos esquecer dos pobres e dos mais necessitados da Palavra e do Pão. Na Quarta-feira de Cinzas, deste ano, a Igreja foi convocada pelo Papa Francisco a um dia de jejum e oração pela paz nos países em conflito, em especial na Ucrânia”.

E finalizou recordando o pedido do Papa Francisco, na Audiência Gera: “Jesus nos ensinou que à insistência diabólica, à diabólica insensatez da violência se responde com as armas de Deus: com a oração e o jejum. Um dia de jejum pela paz. Encorajo, de modo especial os crentes a se dedicarem intensamente à oração e ao jejum neste dia. Que a Rainha da Paz preserve o mundo da loucura da guerra”.

Relacionadas