Artigo
O ESPÍRITO SANTO VEIO
...

Jesus, antes de sua subida ao céu, advertiu os seus apóstolos para que não se afastassem de Jerusalém, onde o Espírito Santo desceria sobre eles. E os apóstolos assim fizeram. E, no dia de Pentecostes, aconteceu o esperado e, assim, os Atos dos apóstolos narram o acontecimento: “Quando chegou o Dia de Pentecoste, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo os inspirava.” (At 2,1)
Jesus terminou sua missão terrena e visível com sua ascensão ao céu; o Espírito Santo continua a ação de Jesus iniciando oficialmente a Igreja de Cristo. Mediante os apóstolos, iluminados e fortificados pelos dons e frutos do Espírito Santo, a Igreja inicia sua missão de evangelizar o mundo. O Espírito Santo, a partir de Pentecostes, será a alma da Igreja.
Por outro lado, cada membro da Igreja deve receber o Espírito Santo e se deixar conduzir por Ele. Com efeito, não somente os dons e os frutos mencionados na Bíblia, mas todos os dons que recebemos de Deus nos vêm como graça do amor divino e, portanto, pelo Espírito Santo.
Na nossa vida cotidiana, precisamos constantemente dos chamados dons do Espírito Santo. Do dom da fortaleza, para termos a devida força para enfrentar nossas lutas neste vale de lágrimas. Do dom da Sabedoria, pelo qual percebemos o verdadeiro valor de tudo e saboreamos as coisas boas e sagradas. Do dom da Ciência, pelo qual conhecemos a verdade. Do dom do Conselho, pelo qual sabemos discernir os caminhos e as opções e aprendemos a orientar. Do dom do Entendimento, pelo qual somos iluminados para aceitar as verdades divinas. Do dom da Piedade pelo qual somos abertos à vontade divina e gostamos de amar e servir a Deus. Do dom do Temor de Deus, pelo qual respeitamos a Deus e não queremos jamais ofendê-lo e desrespeitá-lo.
E quem se abre aos dons do Espírito Santo recebe seus frutos anunciados pela Bíblia: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Imaginemos uma pessoa conduzida pelos dons do Espírito Santo e vivendo segundo esses frutos divinos, que maravilha!