app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5595
Coluna Religião Missa foi celebrada com a presidência do arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, na sede do MCC

CURSILHOS E SEU JUBILEU DE OURO NA ARQUIDIOCESE

Arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes destacou a história do movimento durante celebração de missa comemorativa

Por Marcos Felipe Sousa/Especial para a Gazeta | Edição do dia 25/06/2022 - Matéria atualizada em 25/06/2022 às 04h00

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) chegou neste ano ao seu jubileu de ouro na Arquidiocese de Maceió. No último dia 11, uma missa em comemoração foi celebrada com a presidência do arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, na sede do movimento.

O MCC iniciou a sua história em terras alagoanas no ano de 1972, na época, o chefe da Igreja particular era Dom Adelmo Machado, e o assessor eclesiástico, o padre Celso Alípio, que permanece até hoje. E o primeiro cursilho foi realizado no Colégio Marista de Maceió.

Na missa, celebrada na Paróquia Universitária de Santa Terezinha, Dom Muniz destacou a presença do MCC na Arquidiocese.

“Padre Celso, testemunha ocular dessa história, estamos aqui para render graças, olhar esta caminhada com suas dores e alegrias”, homenageou o sacerdote presente desde o início.

E continuou: “O movimento surge numa época de muita expectativa e esperança, como lembrou a segunda leitura. A Europa estava devastada pelas guerras, doenças e fome. Surge a democracia cristã em alguns países, e a presença da Igreja começa a ser questionada nas ditaduras que surgiam. O MCC vem para ser essa fortaleza entre os cristãos e que a Igreja possa estar presente em todos os ambientes, com seu testemunho”.

EVANGELIZAR

O objetivo do MCC é evangelizar em todos os ambientes. O grupo realizou cursilhos, encontros de três dias com a seguinte metodologia: Encontro Consigo Mesmo, Encontro com Jesus Cristo e Encontro com a Comunidade.

Existem diversos tipos de cursos, como o Cursilho Feminino, o Masculino, o Encontro para Jovens de 14 a 17 anos e o Cursilho para Jovens de 18 a 27 anos solteiros.

Na Arquidiocese de Maceió ocorreu o primeiro Cursilho para Dependentes Químicos, no ano passado. Esse trabalho foi primeiro realizado por um Movimento de Cursilhos da Cristandade. As comemorações iniciaram ainda no ano passado, com essa iniciativa, e seguem até o fim deste ano.

O QUE É

O Cursilho (também conhecido como Movimento de Cursilhos de Cristandade) é um movimento eclesial de evangelização cristã, surgido na Igreja Católica Apostólica Romana, no seio da Ação Católica Espanhola do início do século XX. Nos dias atuais, o movimento foi adaptado e se expandiu para outras denominações, sendo realizado também por diversas igrejas de confissão protestante, no mundo todo.

No Brasil, o Cursilho foi trazido inicialmente à Arquidiocese de Campinas-SP, tendo a primeira edição realizada na cidade de Valinhos, também em São Paulo, no ano de 1962.

Mais matérias
desta edição