app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5595
Coluna Religião A pequena Mariana Dória, de apenas 11 anos, aprecia a leitura do livro bíblico

“INSTRUI O MENINO NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR”

O livro de Provérbios era usado para educar crianças na prática de viver o mundo real

Por Raimundo Gomes/Especial para a Gazeta | Edição do dia 16/07/2022 - Matéria atualizada em 16/07/2022 às 04h00

O rei Salomão foi a primeira celebridade internacional de Israel, conhecido por sua inteligência e sabedoria. Seus escritos tinham relação direta com o preparo para honrar os pais, a criação dos filhos, lidar com dinheiro, trabalhar e exercitar liderança. Ensinava como usar bem as palavras, tratar amigos com gentileza e outros itens.

Os provérbios eram usados para educar crianças na prática de viver o mundo real. No capítulo 22, verso 6 do livro, encontra-se o célebre ensinamento: “Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele”. Mas traz uma variedade enorme de conselhos e alertas.

No verso 15 do capítulo 11, por exemplo, há um alerta bastante conhecido: “Servir de fiador é sofrimento na certa; recusar-se é inteligente e seguro”. O verso 4 do capítulo 12 elogia a esposa amável como a força que revigora o marido, mas trata a mulher que o envergonha como um câncer nos ossos.

No final do livro, nos versos 10, 11 e 12 do capítulo 31, o autor cria a figura da Mulher Virtuosa, perguntando quem a achará?

Amarrada a todos esses itens citados acima está a insistência dos autores de Provérbios em que o modo de pensar e corresponder a Deus é a coisa mais prática que o ser humano deve fazer. RG

Mais matérias
desta edição