
MEU QUERIDO PADRE CELSO
...
Por Padre Jerônimo Bezerra/Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tabuleiro Novo) | Edição do dia 16/07/2022 - Matéria atualizada em 16/07/2022 às 04h00
Inicialmente, expresso a minha gratidão e amor filial. O padre Celso é um daqueles padres santos, piedosos, inteligentes, discretos, fiéis e obedientes à Igreja. Sua vida é marcada pela doação à obra de Cristo. Sinto-me feliz de, nestes últimos 19 anos, tê-lo conhecido e por tê-lo em minha vida.
Tantas vidas foram ajudadas na discrição e elegância, por sua generosidade. Padre Celso marca nossas vidas com muita santidade e amor à Igreja.
Comedido nas palavras, fino nos gestos e amoroso nos acolhimentos. Ainda mais, o mestre no saber acadêmico! Ah... suas aulas, no Seminário Arquidiocesano de Maceió, de Teologia moral, sobre corpo, castidade e vida consagrada. As aulas de prática sacramental. "Celebrar, filhinhos, como está no missal. Não inventem. Não abusem da liturgia."
Linda, uma vida oblata. Linda, uma vida que se deixa consagrar por amor a Cristo. Sua existência é marcada pela oferta de si mesmo no altar e na Cruz como Jesus.
Lindo poder, hoje, entoar um hino de louvor a Deus por sua magna existência. A grandiosidade de sua vida impele-nos a imitá-lo.
O eterno pároco da catedral, pois os anais da história revelarão para as futuras gerações o santo e dedicado cura de almas, o dedicado, elegante, educado, sábio e discreto presbítero, de uma vida ilibada.
“Tu mostraste-me o caminho de Ars… Um dia hei de mostrar-te o caminho do Céu.” Com São João Maria Vianney, podemos refletir: O padre Celso, com sua vida e exemplo, mostrou para muitos o caminho do céu.
Sem dúvida o presbítero nonagenário é uma incólume colunata da Igreja de Maceió. No exercício do ministério sacerdotal celebrou milhares de Eucaristias, atendeu inúmeros enfermos, batizou inúmeras pessoas e derramou a misericórdia em centenas de milhares de plêiades de penitentes.
Mas de todas as suas qualidades como ser humano e sacerdote, a mais destacável é a FIDELIDADE a Cristo, sua Igreja e aos amigos. Seu amor, em tudo que realiza, é expressão dessa fidedignidade e amor à vocação.
E, não, padre Celso, Vossa Reverendíssima não é um jornal velho ou revista de clínica, que ninguém quer mais ler. Amamos escutá-lo. Ficamos felizes em encontrá-lo nos caminhos da vida. O simples e grandioso fato de saber de vossa longânime presença entre nós, anima-nos e alegra-nos vigorosamente.
Neste dia, somente podemos agradecer a Deus o dom de sua vida. Vós sois “uma joia preciosa” para os familiares, amigos e filhos espirituais.