loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 16/12/2025 | Ano | Nº 6120
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Coluna Religião

Artigo

AS VIRTUDES DE SÃO JOÃO BATISTA

...

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

À primeira vista, são João Batista pode parecer um santo carrancudo, sério demais, mas na verdade é um engano. Ele, acostumado à vida no deserto, criou uma têmpera severa e, então, suas pregações refletem seu temperamento e seu modo de viver, mas, bem analisadas, dizem apenas o que a sua missão devia anunciar: a vinda do Messias e a necessária mudança de vida dos seus ouvintes. Talvez ele falasse de um modo severo, mas era necessário para o seu tempo e para as circunstâncias de então.

São João Batista era um homem de fé. Ele acreditava na sua missão, a de anunciar o Messias. E quando viu Jesus diante dele para se batizar, imediatamente reconheceu-o como o Messias anunciado e esperado: “Então, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele. Mas João queria impedi-lo, dizendo: ‘Eu é que preciso ser batizado por ti. e tu vens a mim?’” (Mt 2,13-14).

E no evangelho de João, encontramos um testemunho da fé de João ainda mais explícito: “No dia seguinte, João viu que Jesus vinha ao seu encontro e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes e mim ele já existia! Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. João ainda testemunhou: ‘Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza como Espírito Santo’ Eu v i, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus”. (Jo 1,29-34).

Ao lado de sua fé, João vivia uma grande humildade. Ele não se achou digno de batizar Jesus e nem de desatar as correias de suas sandálias: “Mas entre vós está alguém que vós não conheceis: aquele que vem depois de mim, e do qual eu não sou digno de desatar a correia da sandália!” (Jo 1,26-27).

Com a fé e a humildade, o Batista foi um homem obediente, pois, não se julgando digno de batizar Jesus, batiza-o imediatamente quando Jesus lhe disse que era preciso cumprir toda a justiça. É preciso ainda salientar o amor de João à verdade e a sua fidelidade a essa mesma verdade.

Homem de palavra, sincero e firme, ele vai até as últimas consequências aceitando ser decapitado e não aderindo ao erro moral de Herodes. João Batista foi um santo forte, decidido e cheio de virtudes, pois foi agraciado pelo Espírito Santo desde o ventre materno (Lc 1,41).

Relacionadas