app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5757
Coluna Religião Após a celebração, foi realizado o momento de encerramento, na Praia de Pajuçara, onde todos se confraternizaram

CONSELHO REALIZA CONGRESSO VICENTINO

Evento foi realizado no dia 16, no Colégio Imaculada Conceição, na Pajuçara, em Maceió, organizado pelo Conselho Metropolitano

Por Júnior Souza e Amélia Sandes/Portal Arquidiocese | Edição do dia 22/10/2022 - Matéria atualizada em 22/10/2022 às 04h00

No último domingo (16), foi realizada a 12ª edição do Congresso Vicentino de Alagoas. O evento aconteceu no Colégio Imaculada Conceição, no bairro de Pajuçara, na capital alagoana, organizado pelo Conselho Metropolitano de Maceió. O encontro foi iniciado com a saudação do presidente do Conselho Metropolitano, confrade Gilberto Júnior, e as orações iniciais com a Irmã Socorro, do Colégio Imaculada Conceição.

Durante o encontro, foram realizadas palestras que trataram sobre a temática “Missão, saber cuidar”. Esta foi ministradas pelo confrade Antônio Gilson que, em sua fala, apontou: “Saber cuidar é ir ao encontro do outro”. Ele destacou também a importância do espírito missionário de cuidar.

A segunda palestra tratou sobre o tema “Ser Vicentino é uma vocação vivida na conferencia e junto aos pobres”, que foi ministrada pelo confrade Antônio Souza. Ele recordou a todos que há uma para cada pessoa, enfatizando: “Na reunião da conferência, devemos colocar esses dons à disposição da conferência para as atividades que acontecerão e levamos o que idealizamos nas conferências para os pobres”.

SANTA MISSA E ENCERRAMENTO

No período da tarde, foi realizada a Santa Missa, presidida pelo padre Lídio José, da Paróquia de Santo Amaro, em Paripueira. Durante a homilia, o sacerdote destacou que precisamos da palavra de Deus como especial conselho e reconhecer nossa condição de pecadores, e entendermos que nossas vidas devem ser uma ação nas mãos de Deus, dentro da missão e espiritualidade vicentina.

Após a celebração, foi realizado o momento de encerramento, na Praia de Pajuçara, onde todos os participantes receberam uma bexiga – bola de assopro –, se dirigiram até o local e se confraternizaram no entardecer, representando o momento de retomada das atividades de missões vicentinas, pós-pandemia da Covid.

FESTA DAS CRIANÇAS

Já a Pastoral do Esporte promoveu a comemoração pelo Dia da Criança, na comunidade Jardim Aristides, no bairro Serraria. A festa ocorreu no sábado (15). Com a equipe Missões e o grupo Segue-me, os católicos da paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus entregaram às crianças, brinquedos arrecadados durante a inscrição da Corrida de Santa Terezinha.

Um parquinho e lanches completaram a diversão da garotada.

Crianças de colo e quem passou da idade infantil fizeram fila para as surpresas entregues pelo pessoal da igreja. Com a expressão de quem sabe que datas importantes não passam despercebidas, elas celebraram a lembrança com um sorriso de satisfação.

Durante a festa, ainda, alguns vencedores da Corrida de Santa Terezinha receberam seus troféus e viram as doações serem entregues à criançada.

Mais matérias
desta edição