Coluna Religião
BEBEDOURO SE DESPEDE DA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
Transferência da atual igreja para a Igreja Matriz Provisória, localizada no bairro Santa Amélia, em Maceió, será realizada no próximo dia 15


A transferência da atual Igreja Matriz Santo Antônio para a Igreja Matriz Provisória, localizada na avenida principal do bairro Santa Amélia, em Maceió, será realizada no próximo dia 15 (terça-feira), com celebração eucarística marcada para as 15 horas.
Após a celebração eucarística, haverá uma grande procissão onde, nos braços do povo, a imagem de Santo Antônio será levada para a Matriz Provisória, que será instalada na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde, após a chegada da procissão, haverá a celebração da primeira missa.
O cônego Walfran Fonseca, pároco, convida todos os fiéis, grupos, pastorais, movimentos e serviços da Paróquia, a se fazerem presentes neste momento.
As celebrações poderão ser acompanhadas pelos fiéis, pois serão transmitidas no canal do YouTube da Arquidiocese de Maceió e Instagram da Paróquia de Bebedouro.
DADOS HISTÓRICOS
Na segunda metade do século XVII provavelmente inicia a povoação da área do chamado bairro de Bebedouro, em Maceió. Com base nos arquivos e documentos, em fragmentos, do Instituto Histórico de Alagoas, do vigário da Freguesia de Santa Luzia da Lagoa do Norte, no livro de registro dos confessados registram as áreas de Bebedouro, Flexal e Mutange, em 14 de dezembro de 1796, de Olinda, Pernambuco.
Em 1816, conforme Felix Lima Júnior em seu livro, o mesmo cita a construção da primeira Capelinha de Santo Antônio de Bebedouro, onde “foi construída a capelinha do Sítio de Bebedouro”, no ano citado, pertencente a Paróquia de Santa Luzia da Lagoa do Norte. Em 20 de março de 1837, ocorreu a celebração do primeiro batizado na então capelinha de Santo Antônio, já pertencente à Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, conforme certidão de batistério obtida nos arquivos da Faculdade de Direito do Recife-PE.
Noticiado pelo jornal Os Progressistas, da época, no dia 19 de janeiro de 1864, foi abençoada a imagem de Santo Antônio, padroeiro da capela de Bebedouro, recebendo o título de Santo Antônio dos Pobres. A imagem, adquirida em Salvador, e oferecida por três comerciantes da praça para substituir a que lá estava, sendo recebida por mais de duas mil pessoas no bairro do Mutange, foi conduzida numa rica charola. Já a atual imagem que se localiza no altar da igreja de Santo Antônio chegou em 1867, de onde até hoje não havia saído para lugar algum, o que irá acontecer apenas no dia 15 deste mês.
PROBLEMAS NO SOLO
Vale lembrar que a Matriz de Santo Antônio sairá do histórico bairro de Bebedouro por causa do afundamento do solo, provocado pela extração de minério, tanto naquele bairro, como em outras áreas da região, como Mutange, Pinheiro e Bom Parto.