Artigo
NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
...

A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro apresenta uma figura curiosa: Nossa Senhora tem uma cara fechada e o menino Jesus está com muito medo e espantado, com a apresentação de alguns instrumentos da crucifixão pelos arcanjos Miguel e Gabriel. Todavia essa imagem tem uma bela história e um significado bíblico, teológico e profundo.
Conta-se que esse ícone bizantino tem origem na ilha de Creta. De lá teria sido levado para a Itália por um rico mercador que, depois, colocou-o na igreja de são Mateus, na via Merulana, em Roma, em 1499. Após um devastador incêndio da Igreja de São Mateus, o ícone foi achado entre os escombro e colocado, por ordem do Papa, na igreja de Santo Afonso, também na via Merulana, em 1865, e nesta igreja dos padres redentoristas é venerado até os dias de hoje.
O título “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” tem um significado muito profundo e um fundamento bíblico. Basta meditar a cena descrita por São João, no capítulo segundo, as bodas de Caná da Galileia. O evangelista notadamente apresenta Maria como aquela que fez Jesus realizar o milagre da transformação da água em vinho. Com efeito, depois que ela apresenta a Jesus o problema da falta de vinho, ele dá a entender que não tem interesse pelo milagre, que sua mãe lhe pede indiretamente, mas, então, entra em cena o poder da mãe, que diz aos empregados: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5) e o milagre aconteceu, pois o Filho obedeceu.
Na hora da paixão, Jesus vê sua mãe junto dele. Tendo dado sua vida por nós, deu-nos naquele momento supremo seu grande bem precioso, sua própria Mãe. Oficialmente, naquele instante, Maria é declarada a Mãe de todos nós e, como mãe, Ela é nossa intercessora, advogada e protetora.
E o título “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” nos recorda essas funções da maternidade de Maria. E esse título, com muita profundidade, adverte que o Socorro de Maria não é somente “Pronto Socorro”, isto é, só nos ajuda quando precisamos. E às vezes o Pronto Socorro nem pode atender. Maria, ao contrário, está sempre à disposição e sempre atende e nunca desampara. Ela é do Perpétuo Socorro!
Esse título mariano me é muito caro, porque nasceu em mim com o leite de minha mãe. Foi ela que me apontando, um dia, o ícone da Virgem, disse-me com carinho: Esta é tua mãe do céu!
Nunca esqueçamos que Maria, nossa mãe do céu, é a Mãe do Perpétuo Socorro!