Artigo
MOTIVOS PARA MARIA NÃO VISITAR ISABEL
...
Quando o arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a mãe de Jesus, também lhe deu uma notícia sobre Isabel, sua parente, casada com Zacarias, de idade avançada e estéril: “Também Isabel, tua parente, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível.” (Lc 1,36-37) O evangelista Lucas, em seguida, escreveu: “Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá.” (Lc 1,39)
Esta última informação de Lucas, sobretudo o uso do advérbio “apressadamente”, deixa-nos com certa curiosidade, porque à primeira vista, Maria tinha muitos motivos para não fazer essa visita. Senão, vejamos.
A distância entre Nazaré e Ain Karen é grande e, naquele tempo, era ainda considerável, se levamos em conta as condições das estradas, a falta de atendimentos durante a viagem e os meios de transporte. Com efeito, as estradas eram de barro e péssimas e, como os transportes eram camelo e burro, tudo dificultava a viagem. Ademais, eram necessários alguns dias para se chegar ao destino, o que aumentava as dificuldades da viagem, pois se precisava de pousada, de alimentação. Acrescente-se a tudo isso os problemas do clima, sobretudo quando se enfrentava a região do deserto de Judá. Para fazer essa viagem, não podemos esquecer os perigos a ela inerentes, como ladrões, assaltantes, animais selvagens, víboras venenosas.
Para visitar sua prima, pois, Maria teria de enfrentar todas essas dificuldades. Mas, havia ainda dois problemas: Maria era muito jovem e estava no começo de sua gravidez. Todo mundo sabe que uma gravidez, sobretudo, no início e, na primeira vez e, ainda mais, quando se trata de uma mulher muito jovem, vem cheia de contratempos, como enjoos e desejos de comidas especiais. Maria tinha muitos motivos para não visitar Isabel que, certamente, tinha perto dela parentes e amigos que podiam cuidar dela e ajudá-la.
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Malgrado todos esses empecilhos, Maria faz essa viagem. Certamente, ela tinha também motivos favoráveis como, por exemplo, adquirir experiência para sua nova situação. Mas, o motivo mais preponderante para Maria foi a caridade. A caridade de levar Jesus para a casa de Isabel, de levar, com Jesus, o Espírito Santo. A caridade para dar sua ajuda à prima anciã num momento muito importante de sua vida.
Se havia muitos motivos para que Maria não fosse à casa de Isabel, havia um motivo importante para que ela fizesse essa visita, isto é, a caridade, pois ela é a Mãe do belo Amor.