Artigo
EIS-ME AQUI E FAÇA-SE !!!!
...

É bonito ver na Bíblia, desde o início, como os convocados por Deus para alguma missão, respondem, com disposição: Eis-me, aqui! Tudo começa com Abraão, a quem Deus ordenara que deixasse sua terra e sua família e fosse para um lugar que ele indicava. Abraão obedeceu, mas Deus quis provar Abraão e lhe pediu um grande sacrifício; “Depois desses acontecimentos, Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: Abraão! E ele respondeu: Eis-me aqui!” (Gn 22,1)
E a disponibilidade à voz divina continua. Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, ouviu a voz de Deus e logo se pôs a atender: “Deus falou a Israel em visão noturna, dizendo-lhe: Jacó! Jacó! E ele respondeu: Eis-me aqui!” (Gn 46,2)
Quando os judeus estavam na opressão do exílio no Egito, Deus escolheu Moisés para libertar seu povo: ”Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia. Pensou: vou me aproximar para admirar esta visão maravilhosa: como é que a sarça não para de queimar? Vendo o Senhor que Moisés se aproximava, o chamou do meio da sarça: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!” (Ex 3, 2-4)
No tempo dos juízes, Deus escolheu um menino, Samuel, para ser, mais tarde, um grande profeta e juiz em Israel: “A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Eis-me aqui, respondeu...” (1Sm 3-4) O menino Samuel ainda não conhecia a voz do Senhor, por isso pensou que quem o chamara era o sacerdote Eli. Isto nos ensina que, querendo atender a Deus, atendemos também, com a mesma disponibilidade aos seus representantes.
A mesma disponibilidade aparece entre os profetas. Tomemos, como exemplo, o profeta Isaías, que ouvindo a voz do Senhor à procura de um mensageiro, se oferece: “Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei? Quem irá por nós? Respondi: Eis-me aqui! Envia-me.” (Is 6,8)
Essa atitude de atender com prontidão a Deus continua no Novo Testamento. Ananias, ao ser chamado pelo Senhor, logo se dispõe: “Em Damasco, havia um discípulo de nome Ananias. O Senhor o chamou numa visão: Ananias! Ele respondeu: Eis-me, aqui!” (At 9,10)
De todas essas grandes figuras chamadas por Deus para uma grande missão, a única que não disse “eis-me aqui” foi Maria. Ela disse ao anjo: “Faça-se em mim, segundo a tua palavra” (Lc 1,38)
É que Maria já estava pronta há muito tempo. Ela sempre esteve à disposição de seu Senhor! Como já estava à disposição, disse simplesmente: Faça-se!