Coluna Religião
Evento do Apostolado e MEJ reúne mais de mil fiéis
Apostolado da Oração e Movimento Eucarístico Jovem realizaram o XVII Encontro Arquidiocesano da Rede Mundial de Oração do Papa


O Apostolado da Oração e Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) realizaram o XVII Encontro Arquidiocesano da Rede Mundial de Oração do Papa, no Ginásio do Sesi, no bairro Cambona, em Maceió, no domingo (4). O evento reuniu mais de 1.500 fiéis, entre idosos, adultos e jovens, de todas as paróquias da Arquidiocese, para vivenciar um dia intenso que contou com louvor, oração, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento e missa.
O encontro estava há dois anos sem acontecer e teve início com o louvor do ministério Água Viva, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Feitosa, seguido da mensagem de abertura de Isabel Amaral, presidente do Conselho Arquidiocesano do Apostolado da Oração, acolhendo o público de várias paroquias da capital e interior.
“Estamos felizes com o dia cheio de graças e bênçãos com a presença de todos os grupos do Apostolado de todas as Paróquias da arquidiocese, com a presença especial do padre Joãozinho, que passou a manhã toda conosco palestrando e cantando, emocionando a todos”, disse Isabel Amaral.
Para a palestra central foi convidado o padre João Carlos Almeida, mais conhecido como padre Joãozinho. Animando a todos com louvor e dinâmica, ele fez a palestra baseada no livro “Coroas de Amor do venerável Padre Leão Dehon”, do fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, produzido pela Editora SCJ. Outro momento emocionante o padre Joãozinho realizou com os jovens do MEJ e finalizou com oração e o Santíssimo Sacramento.
“Uma alegria muito grande acompanhar, depois de quase dois anos, o Apostolado da Oração em Maceió, pois estava agendado para eu participar no ano de 2020, porém, por conta da pandemia, a minha participação foi adiada e celebrada neste ano. Uma alegria muito grande ver a qualidade da oração e do coração dos membros do Apostolado, pois é o combustível de amor e oração”, salientou.
Para o cônego João Neto, diretor espiritual do Apostolado, o encontro é um marco para a vida do apostolado, que possui 170 anos de implantação na Arquidiocese: “Durante o período da pandemia da Covid-19, os encontros foram suspensos e só agora estão sendo retomadas as atividades, mas saliento que houve atividades on-line, tanto para o Apostolado quanto para o MEJ. Contar com a presença de centenas de membros do movimento nesse encontro é gratificante e nos motiva a enfrentar os desafios vividos”.
À tarde, a programação seguiu com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo diácono Felipe Melo, e, em seguida, a celebração da Missa, pelo cônego João Neto, diretor espiritual do Apostolado da Oração na Arquidiocese, e concelebrada pelo padre Marivaldo da Conceição.
A presença do arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, também alegrou a todos. Em sua mensagem, ele demonstrou a sua gratidão pela presença forte e orante do Apostolado e MEJ na Arquidiocese e os motivou a evangelizar e continuar promovendo as vocações que a Igreja necessita.