Coluna Religião
PADRE TITO REGIS: JUBILEU DE PRATA DE ORDENAÇÃO
Celebração aconteceu no dia 31 de janeiro, com a entronização da Imagem de Dom Bosco, seguida da entrada do sacerdote


No último dia 31 de janeiro, dia dedicado a São João Bosco, padre Tito Régis Rodrigues da Silva presidiu a celebração do jubileu de prata do seu sacerdócio, na Fundação Casa Dom Bosco. Dom Genival Saraiva de França e padres convidados concelebraram a solenidade.
A celebração teve início com a entronização da Imagem de Dom Bosco, patrono da casa e seu santo de devoção, seguida da entrada do sacerdote que foi revestido com as vestes usadas na sua ordenação sacerdotal.
Na homilia, padre Cícero Lenisvaldo, amigo desde o seminário, relembrou momentos marcantes do sacerdote, como o momento de sua ordenação na cidade de Feira de Santana-BA, onde padre Cícero organizou as missões em preparação a ordenação sacerdotal.
No ofertório, familiares do sacerdote e jovens assistidos pela Casa Dom Bosco levaram peças usadas em sua ordenação sacerdotal, como o cálice que era usado por Dom Edvaldo Gonçalves Amaral, SDB, e foi doado ao padre Tito no dia de sua ordenação.
Ao final da celebração padre Tito Régis agradeceu a participação de paroquianos, ex-paroquianos, familiares e amigos, recordando momentos de sua vida que foi pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas, e São José Operário, em Fernão Velho. Também foi realizada a entronização da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, no mirante construído ao lado da quadra.
Após a Santa Missa, foi servido um jantar para os convidados que foi animado pela banda da Ronda do Bairro cantando músicas da MPB ao ritmo carnavalesco.
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Com o tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), a Campanha da Fraternidade 2023 tem início na Quarta-feira de Cinzas, em toda a Igreja Católica no Brasil.
Neste ano, a Quarta-feira de Cinzas começou a ser celebrada no dia 22 de fevereiro e, na Arquidiocese de Maceió, a abertura foi realizada com a Celebração da Santa Missa e Imposição das Cinzas na Catedral Metropolitana de Maceió, Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres e Paróquias em todo território arquidiocesano.
A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o início da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor. Durante o período, deve ser vivido com oração, esmola, perdão, penitência, reconciliação, caridade e conversão.
A cada ano, os bispos do Conselho Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Consep), acolhendo as sugestões vindas dos regionais da CNBB, das organizações eclesiais, escolhem um tema e um lema para chamar a atenção sobre alguma situação que, na sociedade, precisa de cuidados para o bem de todos.