loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Coluna Religião

Artigo

.... JOSÉ TAMBÉM VIVEU A PALAVRA ....

...

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

São Mateus, no seu evangelho, diz que Jesus, respondendo a alguém que lhe dizia que sua mãe e seus irmãos queriam falar com Ele, disse: “Quem é minha mãe, e quem são os meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12,48-50).

Estas palavras de Jesus também se aplicam a São José. Como Maria, embora em escala inferior, José ouviu a palavra, acatou-a no seu coração e a pôs em prática. Veja como isso aconteceu.

José morava em Nazaré, na província da Galileia, da Palestina. Nazaré era um vilarejo, com poucos habitantes. E José era noivo de uma jovem chamada Maria. Um dia, José soube que Maria estava grávida. Gravidez durante o noivado sem ser com o noivo, nos tempos de Maria, era falta grave e o castigo era duro. O noivo devia denunciar a noiva às autoridades e ela era apedrejada em praça pública. O noivo traído devia jogar a primeira pedra. Ora, José amava Maria e acreditava nela e ele, diante da pressão social e religiosa, entrou em parafuso. Um anjo de Deus, então, lhe aparece e diz: “José, filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa, o que nela foi gerado vem do Espírito Santo... Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.”(Mt 1,20.24) José, apesar de tudo, obedece à palavra do Senhor.

Jesus nasceu e Herodes, querendo matá-lo, ordena a matança de crianças em Belém e arredores. Após a visita dos Magos, do Oriente, “O anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise... José levantou-se de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito.” (Mt, 2,13-14) José, de novo, não titubeia e segue a ordem de Deus.

No tempo aprazado, “o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel... Ele levantou-se, com o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel.” (Mt 2,19-21). Mesmo custando sacrifícios, pois José era pobre, as distâncias a serem percorridas eram longas, os perigos das viagens eram grandes, José segue logo a palavra do Senhor.

José segue sempre a palavra de Deus nos cuidados com Jesus e Maria, na obediência às leis religiosas, como a ida a Belém, a apresentação no Templo, a visita a Jerusalém na festa da Páscoa. Como Maria, embora em escala inferior, José viveu sempre segundo a palavra de Deus!

Relacionadas