loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Coluna Religião

Artigo

....... VERÔNICA .......

...

Ouvir
Compartilhar

Pouco, ou quase nada, sabemos sobre Verônica, aquela mulher que enxugou o rosto de Jesus, quando ele carregava a cruz em direção ao Calvário. Não sabemos nem sequer o seu nome verdadeiro. Os evangelhos não nos dizem nada sobre ela. O nome e o fato aparecem em um livro apócrifo chamado As Atas de Pilatos. Alguns estudiosos dizem que o nome de Verônica é uma variante de Berenice, em grego. A palavra Verônica significa imagem verdadeira, e isto se relaciona com o fato de que a imagem de Jesus ficou gravada no pano com o qual Verônica enjugou a face de Jesus.

Segundo velha tradição, após a paixão de Jesus, Verônica teria ido para Roma, onde se apresentou diante do imperador Tibério, que estava doente e ficou curado ao tocar no véu dela. Quando morreu, ela teria deixado o véu para o Papa Clemente I. Em 1300, quando se celebrou o 1º Ano Santo, o véu foi apresentado na basílica de São Pedro aos peregrinos e considerado uma das maravilhas de Roma. Nos anos seguintes não se teve notícias do véu de Verônica, que volta a aparecer em 1600, e passou a ser conservado na igreja da Santa Face, de Monopello. Bento XVI foi o primeiro Papa a visitá-lo, em setembro de 2016.

O gesto de Verônica nos traz três mensagens belas. A primeira é a coragem daquela mulher, que enfrentou a multidão e os soldados romanos, para enxugar a face de Jesus. Ela não teve vergonha de fazer aquele gesto humano. Apreendamos com ela a não ter vergonha, mas ter coragem de mostrar a nossa fé em qualquer situação e diante de qualquer pessoa. Isto pode acontecer com nossas palavras e com nossas atitudes, em casa, no trabalho e na rua. Para isso, devemos atender ao que diz São Pedro, na sua primeira carta: “Estai sempre prontos a dar a razão de vossa esperança a todo aquele que a pedir.” (I Pe 3,15).

A segunda mensagem é o gesto de desagravo de Verônica. No meio de tantas bofetadas e cusparadas no rosto de Jesus, aquela mulher limpou a sua face como uma atitude de reparação. Ainda hoje, bofetadas e cusparadas são dadas em Jesus, quando sua religião, suas pregações, seus ministros, seus fiéis, sua Igreja são vilipendiados, maltratados, desprezados. Com nossas orações e palavras defensoras, podemos desagravar e reparar tantas ofensas ao Coração de Jesus.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

A terceira mensagem é a participação de Verônica no mistério da redenção. Como ela, podemos e devemos participar desse mistério com nossas penitências, orações e participação na vida da Igreja, ou seja, com nossa vida de autênticos cristãos. Por fim, tenhamos apreço, amor e devoção à sagrada Face de Jesus. Santa Teresinha nos ensinou como viver essa preciosa devoção, aceitando, com amor, os escárnios da vida.

Relacionadas