Coluna Religião
FIÉIS CATÓLICOS CELEBRAM SÃO JOSÉ OPERÁRIO
No dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, paróquias da Arquidiocese de Maceió celebraram o santo padroeiro dos trabalhadores


No último dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, paróquias da Arquidiocese de Maceió celebraram São José Operário, padroeiro dos trabalhadores.
A Paróquia São José, no bairro Trapiche da Barra, celebrou o novenário de 22 de abril a 1º de maio, com o tema "São José: modelo de vocação, instrumento da Graça e exemplo de entrega à Missão", com a presença da comunidade e fiéis devotos.
Na solenidade, a programação teve início nas primeiras horas da manhã com a XIX Corrida de São José, que contou com a presença de mais de 550 pessoas, que participaram de três modalidades: corridas de 4km e 8km, e caminhada de 4km. Ao final da corrida foi realizada a premiação para as categorias Geral Masculino e Feminino (4km e 8km) e por faixa etária.
Todos receberam a medalha que também traz a logo comemorativa dos 70 anos de elevação canônica da Paróquia.
Já às 11 horas, o padre Antônio Carlos, vigário paroquial, celebrou a Missa das Famílias. E no período da tarde foi celebrada a segunda missa do dia, bem como a procissão que percorreu as ruas do bairro.
CATEDRAL METROPOLITANA
Na Catedral de Maceió, a Ordem Terceira do Carmo (OTC) – Sodalício São José, celebrou o patrono da ordem com uma Missa Solene, às 9 horas, presidida pelo frei Luiz Nunes, prior do Convento do Carmo de Olinda.
FERNÃO VELHO
Em Fernão Velho, a festa de São José Operário foi celebrada com novenário e na solenidade foram celebradas missas pela manhã e à tarde, seguida de procissão pelas ruas do bairro, bem como a bênção do Santíssimo Sacramento.
As celebrações foram presididas pelo padre Marivaldo da Conceição, administrador paroquial.
JOAQUIM GOMES
Na cidade de Joaquim Gomes, o novenário também iniciou dia 22 e os fiéis devotos participaram da Novena, às 19 horas, e da Santa Missa, às 19h30. No dia 1º de maio, foram realizados batizados e a procissão pelas ruas da cidade, às 17 horas. As festividades foram encerradas com a celebração da Santa Missa, às 19 horas.
CELEBRAÇÃO DA DATA
No dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Igreja celebra também São José Operário. Tal dignidade da comemoração deste santo foi dada em 1955, pelo Papa Pio XII que, em meio à Praça de São Pedro, repleta de mais de 200 mil pessoas, cristianizou a festa civil, para dignificar os frutos do esforço humano através do trabalho.
“Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres”, disse, à época, o Papa Pio XII.