loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Coluna Religião

Artigo

...QUINTO MISTÉRIO DOLOROSO...

...

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Este mistério não é o fim da história e da missão de Jesus, mas é, de certa maneira, o cume da sua vida humana mortal entre nós. A morte de Cristo não é o fim de sua missão de redentor da humanidade, mas, é o topo de sua estadia humana na terra. Para facilitar a recitação deste mistério do santo rosário, vejamos algumas informações. Jesus carregou a cruz (toda ou uma parte) por cerca de 600 metros. A parte horizontal da cruz (patíbulo) pesava cerca de 22 quilos. A cruz inteira pesava entre 80 e 90 quilos.

Ao chegar ao local da crucifixão, Jesus estava extenuado por causa dos sofrimentos, dos açoites, das bofetadas, dos insultos morais, da fome e da sede. Os soldados romanos não tiveram nenhuma pena de Jesus e começaram a crucificá-lo. Enterraram os pregos nas mãos ou nos pulsos sem piedade. O sangue saltava para todo lado e a dor era imensa, mas Jesus não gritava nem protestava. Por volta das 9 horas, Jesus estava crucificado. Os carrascos, além dos insultos, discutiram sobre o que fazer sobre sua bela túnica. Aos pés da cruz estavam algumas mulheres, entre elas a sua mãe, Maria. Em silêncio, ela participativa, sofria com seu filho.

Durante a paixão, aparece a dualidade dos que creem e dos que não creem. Algumas mulheres chegam a chorar ao ver Jesus carregando a cruz e algumas pessoas que viram Jesus crucificado insultaram-no, ironizando suas declarações de filho de Deus e de messias. Será assim até os nossos dias! Um dos malfeitores com Jesus crucificado reclama dele, mas o outro o repreende e pede a salvação a Jesus que, de imediato, perdoa-lhe os pecados e lhe promete o céu.

De repente, houve um terremoto e aconteceram fatos extraordinários, pois o véu do Santuário se rasgou de cima a baixo, a terra tremeu e as rochas se fenderam; abriram-se os túmulos e muitos corpos dos santos falecidos ressuscitaram. (Cf Mt 27,51-53) Diante disso, o centurião e seus subordinados têm medo e professam a fé na divindade de Jesus.

Na cruz Jesus pronunciou algumas frases, que foram coletadas pelos evangelistas e são conhecidas como suas sete últimas palavras, das quais as duas primeiras são de perdão, a terceira é de amor, a quinta mostra sua situação humana, a quarta, a sexta e a sétima são dirigidas ao Pai. Entregando-se ao Pai, Jesus consome sua missão redentora.

O coração de Jesus, que tanto ama os seres humanos, após a sua morte é transpassado por uma lança e deixa correr suas últimas gotas de sangue misturadas com água. Foi o sinal de uma morte de amor e de uma entrega total para a salvação da humanidade.

Relacionadas