loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Coluna Religião

Coluna Religião

SANTO ANTÔNIO: FESTEJOS SÃO EM MATRIZ PROVISÓRIA

Fiéis de Bebedouro celebraram o padroeiro pela primeira vez na igreja provisória; missa foi presidida pelo arcebispo Dom Antônio Muniz

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Matriz provisória de Santo Antônio funciona na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Santa Amélia
Matriz provisória de Santo Antônio funciona na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Santa Amélia -

Pela primeira vez, os católicos de Bebedouro, que tiveram que abandonar suas casas e até a Igreja de Santo Antônio, na praça principal, celebraram o padroeiro pela primeira vez na Igreja Matriz provisória. A Missa Solene foi presidida pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.

A Matriz provisória de Santo Antônio funciona na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Santa Amélia, que já pertencia ao território paroquial de Bebedouro. A festa teve início no dia 5 de junho com a Trezena e no domingo (18) a comunidade participou da solenidade.

Também pela primeira vez, o arcebispo presidiu uma celebração na nova sede paroquial. Na homilia, Dom Antônio Muniz fez uma reflexão sobre a marca da santidade na vida do padroeiro. “Santo Antônio era encantado pelos ensinamentos de Jesus e foram esses ensinamentos que Santo Antônio fez ecoar. Depois da sua morte, a terra preservou de Santo Antônio a língua. É com a língua que Santo Antônio proclamou os ensinamentos de Jesus. É com a língua que nós pronunciamos o sagrado nome de Jesus”, pontuou Dom Muniz, que abençoou os pães.

O presidente da celebração destacou que os cristãos devem, assim como Santo Antônio, anunciar a fala para o bem, principalmente para a evangelização, apesar de o mundo ensinar o contrário. “A gente vê um mundo de ‘língua solta’, em que há fofocas, disseminação do mal e as famigeradas ‘fake news’, que espalham confusões, intrigas, das quais a própria igreja acaba sendo vítima”, lamentou.

Ao citar as virtudes do padroeiro dos fiéis, ele reforçou a toda comunidade a recordar e viver na fé os ensinamentos e o testemunho do franciscano Santo Antônio, como também citou um exemplo próximo ao que o santo viveu, o trabalho desempenhado pelas irmãs carmelitas no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, na Mangabeiras. A campanha da Arquidiocese recebe doações pelo PIX (CNPJ) 12155388000189.

Para o paroquiano Mickael Douglas, a festividade em outro local daquele que já era tradição acolher os fiéis gerou muitos sentimentos. “Tivemos a alegria de poder festejar Santo Antônio e ter, depois da pandemia, o privilégio de acompanhar a imagem percorrendo as ruas no meio do povo e com o povo, mas confesso que a tristeza também bate por ser um local diferente, longe de muitos conhecidos, amigos e até de familiares”, relatou

Sob a animação litúrgica dos Amigos de Santo Antônio, a missa foi concelebrada pelo pároco, cônego Walfran Fonseca, que agradeceu a presença de Dom Muniz. As 16h, houve a solene procissão pelas ruas da Chã de Bebedouro, retornando à Matriz provisória. A programação foi encerrada com a Santa Missa e a distribuição dos pães abençoados mais cedo.

Relacionadas