
ARQUIDIOCESE: PARÓQUIAS CELEBRAM MÃE DAS DORES
Celebrações ocorreram nos bairros do Jacintinho e da Santa Lúcia, em Maceió, no último dia 15, com missa solene e procissão
Por Pascom Arquidiocesana | Edição do dia 23/09/2023 - Matéria atualizada em 23/09/2023 às 04h00
Na capital alagoana, duas Paróquias são dedicadas a Nossa Senhora das Dores: uma no bairro do Jacintinho e outra no bairro Santa Lúcia. E ambas celebraram a festa de sua padroeira, no último dia 15, com missa e procissão.
JACINTINHO
A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no Jacintinho, em Maceió, encerrou com grande emoção os festejos em honra à sua padroeira e a celebração dos 40 anos de criação canônica. O evento culminou com uma solene procissão, no dia 15 de setembro, que atraiu centenas de fiéis.
A comunidade católica do Jacintinho uniu-se em orações, cânticos e celebrações durante nove noites seguidas, fortalecendo a fé em Nossa Senhora das Dores. Padres da Arquidiocese de Maceió conduziram as meditações sobre o tema: "Eis-me aqui, resposta para toda a vocação", destacando a importância da devoção à padroeira.
Ponto alto das festividades, a procissão reuniu mais de seis mil fiéis, que percorreram as principais ruas do bairro, acompanhando sua padroeira com fervor e devoção. Ao término da procissão, um grandioso show católico com a banda Tronos marcou o encerramento das festividades.
A celebração deste ano também foi marcada por agradecimentos àqueles que contribuíram de diversas formas para tornar a festa grandiosa, seja por meio de doações financeiras, orações ou pela participação fervorosa dos paroquianos. A mensagem de gratidão foi expressa a todos que colaboraram para fazer da celebração um momento especial pelo padre Gilmar Custódio.
SANTA LÚCIA
Já a Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Santa Lúcia, em Maceió, viveu uma semana de devoção fervorosa e celebração durante seu setenário, de 8 a 15 deste mês. Com o tema: "Ó Virgem das Dores, as vossas santíssimas lágrimas, fecundam os corações e geram santos", a comunidade se uniu em honra à sua padroeira.
Os festejos começaram no dia 8, com uma carreata que se concentrou na Comunidade de São Sebastião, no Aeroclube, às 19h, culminando na Igreja Matriz, onde a missa marcou a abertura da festividade. Vários padres convidados levaram sua contribuição para reflexão desses dias de espiritualidade comunitária.
Nos dias seguintes, a programação continuou com a recitação do Terço das Sete Dores de Nossa Senhora, às 19h, seguida da Santa Missa, às 19h30, e, logo em seguida, a comunidade desfrutou da festa externa com apresentações e quermesse.
Mas o ponto alto das comemorações foi no dia 15 de setembro, o Dia de Nossa Senhora das Dores. Às 19h, os fiéis se reuniram em frente à Matriz e seguiram em procissão pelo bairro. Ao retornarem à Igreja, a Missa Solene foi celebrada pelo administrador paroquial, padre Sérgio Tenório.