app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5749
Coluna Religião Em sua palestra, Fabiano Fachini abordou temas como a importância da comunicação digital para a Igreja Católica

PASCOM: ENCONTRO REÚNE MOVIMENTOS CATÓLICOS

Evento ocorreu no auditório do Seminário Arquidiocesano, no Farol, com a presença do estrategista digital católico Fabiano Fachini

Por Marcos Filipe /Pascom Arquidiocesana | Edição do dia 18/11/2023 - Matéria atualizada em 18/11/2023 às 04h00

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió realizou, no domingo (12), um encontro de formação com agentes e comunicadores de movimentos, pastorais, congregações religiosas e comunidades de vida. O encontro ocorreu no auditório do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, no Farol.

O convidado desta edição foi o estrategista digital católico Fabiano Fachini. Formado em Jornalismo e trabalhando há mais de 12 anos com comunicação na Igreja Católica, ele falou da hospitalidade do povo maceioense. “É uma alegria estar aqui em Alagoas, em Maceió. Fui muito bem recebido, povo generoso, amigo, acolhedor. Estou muito feliz e animado com esse encontro que a gente vai ter aqui, quero voltar mais vezes”, disse.

Na sua palestra, abordou temas como a importância da comunicação digital para a Igreja Católica, as tendências e as estratégias para uma comunicação eficaz.

“A pandemia foi um momento muito triste, terrível do que a gente passou. Mas se nós olharmos para comunicação da Igreja parece que a gente andou alguns anos mais rápido nesse período”, disse Fachini. “As paróquias que despertaram para o que é a Pascom e como a gente conseguiu, na pandemia, chegar na casa das pessoas com as missas. Graças à Pascom, o padre podia se comunicar com seus paroquianos, o bispo com sua diocese”, completou.

A coordenadora da Pascom da Arquidiocese de Maceió, Maria Cícera, falou sobre a importância do encontro para os comunicadores católicos. “Esse projeto de trazer o estrategista digital Fabiano Fachini para uma formação na arquidiocese é antigo da nossa Pascom. Nós já tínhamos esse pensamento desde antes da pandemia e, graças a Deus, agora pudemos realizar”, disse Maria Cícera.

“Infelizmente para um grupo pequeno, mas atingimos o nosso objetivo e reunimos também o que soma na comunicação da Arquidiocese, como comunicadores de movimento, pastorais, organismos, serviços, federação, e novas comunidades. Então esta ação só agrega valor à comunicação em toda a Igreja Particular”, acrescentou.

As participantes do encontro também falaram sobre a importância da formação para os comunicadores católicos. “Agregar conhecimento, pois é muito importante. E eu saio daqui hoje com uma bagagem cheia de conhecimento”, disse Maria do Socorro, coordenadora da Pascom da Paróquia de Frei Galvão.

“Eu e outro jovem viemos de União dos Palmares para este encontro e voltamos para a paróquia com uma motivação maior em continuar nossa missão na Pascom paroquial”, disse Agda, da Pascom Nossa Senhora de Lourdes, no Distrito de Rocha Cavalcante.

O encontro também teve a participação remota do coordenador regional da Pascom no Nordeste II da CNBB, padre Jerffeson Adelino, e do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tulius. Presencial também, os participantes contaram com o publicitário Emerson Ângelo, da equipe arquidiocesana, para uma oficina sobre o uso do logotipo da Pascom Nacional e a importância de uma marca patenteada.

Mais matérias
desta edição