REZAR SEMPRE E NÃO DESISTIR NUNCA
...
Por Mons. Pedro Teixeira Cavalcante/ Teólogo | Edição do dia 25/11/2023 - Matéria atualizada em 25/11/2023 às 04h00
Moisés, na luta contra os amalecitas, pôs-se no alto do monte e rezou com os braços levantados. Enquanto os mantinha nessa posição, os judeus venciam, mas quando seus braços cansados se abaixavam, eram os amalecitas que venciam. Manter o coração levantado para o alto significa rezar e que o é rezar e como, quando e onde se pode rezar?
Rezar entrar em comunhão profunda com Deus para escutá-lo e falar com Ele. Esse escutar, que não é apenas ouvir, mas ouvir para fazer a sua divina vontade, pode ser acompanhado do nosso falar, que pode ser de súplica, de intercessão pelos outros ou por alguma necessidade, ou de agradecimento, ou ainda de louvor.
Devemos rezar sempre, antes devemos viver num contínuo estado de oração. A nossa oração pode ser vocal, quando usamos a voz; pode ser mental, quando meditamos alguma coisa, como, por exemplo, um texto da Bíblia, ou ainda contemplativa, quando se mergulha em Deus. Os Santos passavam outras horas nesse tipo de oração. Jesus costumava passar a noite nessa oração, unido ao Pai, conversando com ele, ouvindo-o, agradecendo, pedindo luzes e intercedendo por todos nós.
A oração deve ser feita em qualquer momento e em qualquer circunstância, mas devemos separar alguma hora, mas, em especial, durante o dia e, então, deixando tudo, dediquemo-nos à nossa oração.
Podemos rezar sozinhos ou em comunidade. Quando estamos sozinhos, não precisamos de usar muitas palavras, porque Deus já sabe o que precisamos, também, nas nossas orações não precisamos gritar desesperadamente. Quanto à posição em que devemos rezar, essa pode variar. Se estamos em comunidade, como numa igreja, devemos acompanhar a liturgia; se estamos sozinhos, rezemos conforme nossas disposições físicas e psicológicas.
A bíblia está cheia de belas orações, e os textos bíblicos, especialmente os Salmos, são um manancial precioso para uma oração bem feita.
Rezemos, rezemos sempre, pois quem reza é iluminado fortificado e se salva e quem não reza, enfraquece, afunda no pecado e se condena.
Nas nossas orações, recorramos sempre à Maria, que foi quem ensinou Jesus a rezar, e ela nos ajudará diante de seu Filho.