app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Coluna Religião

... Verbos do começo do ano ...

......

Por Mons. Pedro Teixeira Cavalcante/Teólogo | Edição do dia 03/02/2024 - Matéria atualizada em 03/02/2024 às 04h00

O começo do ano é uma época muito propícia para um exame do ano que finda e do ano que se inicia. Para tanto é preciso por em prática nesse tempo alguns verbos, que examinarão o passado e o futuro, para corrigir, mudar e aperfeiçoar.

O primeiro verbo é agradecer. Nada fazemos, nem temos nem somos a não ser pela graça divina. Assim, nessa oportunidade temos de dar graças a Deus por tudo que recebemos em 2023 com a vida carregada de vitórias, de progressos e até de fracassos que nos despertaram para subir em todos os setores da vida.

Não somente a Deus, mas também às pessoas humanas devemos um muito obrigado. Obrigado aos que estão ao nosso lado e nos ajudam em tudo, obrigado aos que de alguma maneira sustentaram e sustentam nosso braço.

Outro verbo é pedir, pedir perdão a Deus e às criaturas pelas nossas inumeráveis faltas no ano que passou; pedir luz, coragem e sabedoria para enfrentar o novo ano. Não podemos nada sem a luz, sem a força e sem a sabedoria divinas, por isso precisamos humildemente pedir ao Senhor de tudo. A nossa indigência é tão grande, que precisamos esperar tudo de Deus.

Mas sobretudo precisamos pedir perdão pelos nossos pecados, que são muitos. Pedir perdão com um arrependimento sincero, com uma disposição forte e decidida de fazer de tudo para evitar toda ocasião de ofender o bom Deus. Com efeito não basta pedir perdão, é necessário que essa petição seja acompanhada de uma disposição firme e forte de não voltar a pecar.

Por fim, um verbo indispensável é recomeçar. Recomeçar significa não desanimar, mas continuar a luta, mesmo diante das decepções e das dificuldades, significa nunca parar, sempre avançar!

Mais matérias
desta edição