loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 06/05/2025 | Ano | Nº 5960
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Coluna Religião

Coluna Religião

Igreja Betel nasceu durante um movimento radical

Movimento grassou no meio da Denominação

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Igreja centenária reunida em frente de seu templo, na Rua Celso Piatti (rua do Centro de Convenções), em Jaraguá
Igreja centenária reunida em frente de seu templo, na Rua Celso Piatti (rua do Centro de Convenções), em Jaraguá -

A Igreja Batista Betel, de acordo com o historiador Marcos Monte, nasceu num período em que um movimento denominado Radical grassou no meio da Denominação, por conta do descontentamento dos batistas brasileiros com os missionários norte-americanos, mais precisamente no campo da administração.

A Igreja Batista do Poço aderiu a esse movimento e um grupo de seis pessoas de sua membresia resolveu deixá-la para organizar uma nova instituição cristã. “Com o apoio do missionário John Mein, aquele grupo fez nascer, em 14 de fevereiro de 1924, a Igreja Batista da Rua 26 de Abril, no mesmo bairro onde está a Betel”.

Ernesto Marinho de Melo, Benedicta Nascimento, Jacinto Pinto, Olivia Oliveira, Joanna Costa e Francisca Clemente foram os membros fundadores. “A centenária IB Betel teve a direção dos pastores: John Mein, John Bice, Amadeu Santos, Antônio Dorta, Corintho da Paz, Donald Richards, Luiz Gonzaga de Souza, Boyd O'Neal, Erasmo Vieira, José Nazareno, Ubirajara Pereira, Davi Lourenço, Dilson Augusto Júnior, Lon Davisson Almeida, Epímaco Marcos Gonçalves, João Pereira Filho, Alexandre Ximenes e Társis Lemos”, concluiu Monte.

Relacionadas