Artigo
Ele se tornou um mulambo humano
...
Depois de passar por dores psicológicas, morais, físicas, espirituais, Jesus chegou ao Calvário parecendo um mulambo humano, no sentido figurado e popular da palavra. Sim, o Santo dos Santos estava todo quebrado, ensanguentado, surrado, cuspido, esbofeteado, cortado de chicote, enfraquecido, sujo, um farrapo humano.
Os soldados romanos não tiveram pena dele. Prenderam-no como malfeitor no Jardim das Oliveiras. Por ordens de Pilatos, ele foi flagelado sem pena e sem dó, coroado de espinhos e zombado como um falso rei.
Além dos sofrimentos físicos e morais, certamente o que mais maltratou Jesus foram os escárnios, os insultos, as blasfêmias, a ingratidão, o desprezo.
Carregando a cruz pesada, extenuado, faminto e sedento, Jesus chegou ao lugar da sua crucifixão, no final de suas forças. Sem falar, sem reclamar, sem receber nenhum auxílio, Jesus Cristo nem parecia aquele homem forte, disposto, mas parecia, sim, com um mulambo humano, isso no sentido popular e figurado da palavra.
Polícia prende um dos principais líderes do Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Árvore desaba sobre carro e complica trânsito na Leste-Oeste
Homem é atingido por três tiros em tentativa de homicídio no bairro Cruz das Almas em Maceió
Acidente no Eixo-Quartel: motorista bate em poste e capota
Duas pessoas são baleadas no Vergel em Maceió
Infelizmente, passados muitos séculos desde a morte no Calvário, Jesus continua sendo maltratado, esquecido, insultado, até mesmo entre aqueles que o conhecem.
Nós, católicos, somos chamados não só a reparar tudo isso, mas a louvá-lo, anunciá-lo, exaltá-lo, amá-lo, enquanto vida tivermos.
Tudo o que Jesus Cristo fez por nós foi por amor e, como amor com amor se paga, é com amor que devemos retribuir a Jesus.