Artigo
. . . A prisão de Jesus . . .
....

Todos os quatro Evangelhos narram a prisão de Jesus. Os sinóticos dizem praticamente a mesma coisa. João, porém, acrescenta alguns pormenores.
Vejamos o que aconteceu com alguns que estiveram presentes ao fato.
É difícil saber o que se passou na mente de Judas. Por que ele traiu Jesus? Inveja? Ciúme? Falta de fé? Dinheiro não, porque mais tarde ele jogou fora as moedas de prata.
E na hora do beijo, o que sentiu Judas? Será que ele se entreolhou com os outros apóstolos? Os Evangelhos nada dizem a esse respeito. Ficamos sem entender.
E os outros apóstolos? Eles quiseram uma reação e Pedro chegou a ferir um servo do sumo sacerdote. A reação de Jesus fê-los desanimar e foram embora e abandonaram o Mestre, ao qual tinham prometido fidelidade. Covardia e falta de fé!
Uma multidão apareceu na hora da prisão de Jesus. Quem estaria nessa multidão? Os Evangelhos dizem que a multidão veio com paus e espadas.
Vemos muitas vezes nos Evangelhos que multidões cercavam Jesus, mas era gente que procurava Jesus para ouvi-lo, para pedir ajuda.
Agora, porém, trata-se de gente armada para prender Jesus. Quem foi esse povo e por que veio?
Jesus enfrenta tudo e todos com calma e dignidade. Cura a orelha de Malco e a uma pergunta sua todos recuam, mas mesmo assim ele é preso.
Ele podia evitar toda aquela confusão de maldade, mas Jesus aceitou tudo com e por amor.
Coisa de Homem-Deus!