Artigo
.... Santas oportunidades perdidas .....
...

O livro do Apocalipse, no capítulo terceiro, diz o seguinte: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo (Ap 3,20). O livro sagrado não nos diz o que vai acontecer, se por acaso a porta não for aberta, mas é claro que não haverá refeição e que Deus vai embora. Neste caso, a oportunidade de um encontro com Deus foi perdida!
Pela Bíblia e pela teologia católica, sabemos que a paciência de Deus é infinita e que ele quer que todos se salvem, mas sabemos, outrossim, que Deus respeita a liberdade humana, ele não força ninguém e, por isso, devemos aproveitar o momento da graça, não devemos perder as santas oportunidades.
Nos evangelhos aparecem casos de perda de santas oportunidades. O caso de Herodes é típico. Ele conheceu João Batista, conversava com ele e gostava de ouvi-lo, todavia não aproveitou essa santa oportunidade. Pelo contrário, perdeu uma especial oportunidade, quando da festa do seu aniversário poderia ter se negado a decapitar seu amigo. As palavras de João Batista entraram nos ouvidos de Herodes e saíram sem fazer efeito, porque ele não quis abrir seu coração à verdade. Ainda hoje, muitos de nós perdemos santas oportunidades, por não darmos atenção à palavra de Deus.
Outro caso curioso é o de Judas. Ele foi escolhido como apóstolo, ouviu os sermões de Jesus, viu os seus milagres, mas fechou o coração e desperdiçou as santas oportunidades. Aqui não o julgamos, mas contamos os fatos.
Deus está constantemente nos dando oportunidade de conversão, de salvação. Não fechemos nosso coração, mas aproveitemos cada ocasião, pois nossa salvação pode depender de uma oportunidade. Nossa eternidade depende de um segundo na vida!