Artigo
.... .... Ele ficou sozinho .... ....
....

Um dia, Jesus decidiu ir para Betânia, pois tinha recebido noticia de que seu amigo, Lázaro, estava doente, e os seus discípulos sabiam que havia perigo de morte para Jesus. Mesmo assim, Tomé fez uma declaração inesperada: “Tomé (cujo nome significa Gêmeo) disse aos companheiros: vamos nós também, para morrermos com ele” (Jo,11,16). A verdade é, porém, que na hora H, quando Jesus está no seu processo condenatório, ele não contou com a presença dos seus apóstolos.
No Jardim das Oliveiras, quando Jesus entrou em agonia, ainda havia a presença dos discípulos, embora não lhe dando nenhum apoio, o que fez Jesus reclamar e sofrer uma profunda solidão.
Onde estavam seus apóstolos na hora de sua prisão? Judas esteve ali para entregá-lo aos soldados romanos. Pedro quis defendê-lo, mas usando de sua espada e, como Jesus o proibiu, desaparece de cena, voltando apenas quando o processo de condenação já estava adiantado e, mesmo assim, para negá-lo: “Pedro começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem!” (Mt 26,74). E a negação de Pedro foi tríplice! Jesus ficou só na hora em que precisava pelo menos da presença de seus apóstolos!
Ainda hoje, Jesus fica só e abandonado! Fica só, isto é, sem a presença dos seus seguidores no seu tabernáculo eucarístico. Ali, ele passa horas sem a presença de nenhum fiel e não são muitos que o visitam para adorá-lo e consolá-lo. Ele fica só nos lugares em que seu nome é proibido; ele fica só quando sua doutrina e mensagem são escarnecidas, menosprezadas e ridicularizadas. Se somos discípulos de Jesus, façamos algo para fazer-lhe companhia, pelo menos algumas vezes!