Para refletir
‘Deus quer homens probos para andar com Ele’
Pastor lembra que, segundo a Bíblia, os olhos do Senhor andam por toda a terra procurando pessoas de coração íntegro


Em muitas passagens bíblicas Deus busca homens de coração íntegro para andar com Ele. O livro de 2 Crônicas 16:9 chega a dizer que “Os olhos do Senhor passam por toda a terra procurando pessoas que tenham o coração íntegro”. Davi foi um dos aprovados, não por ser perfeito, mas por ter um coração quebrantado e voltado para o Criador (Atos 13:22).
Integridade é sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade; significa qualidade ou estado de alguém que possui conduta reta, ética, justa, honesta, proba. “A Bíblia nos relata a história de muitos homens assim, íntegros”, explica o presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil em Alagoas (OPBB-AL), pastor Jota Belarmino.
Ele citou Samuel como um referencial de homem probo que andou com Deus em toda sua vida. Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel. Era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC. Samuel foi juiz por 12 anos antes de Saul ser coroado. Sua história está relatada nos versículos 1 Samuel 1,3 e 9:7-8.
“No final de sua vida, Samuel fez um discurso de despedida emocionante, expondo como viveu de forma íntegra diante de Deus e do povo. Prometeu restituir a qualquer um que tivesse sido oprimido ou explorado por ele. Desde a sua infância ele serviu a Deus com fidelidade e soube viver de maneira sensata, justa e piedosa”, prosseguiu.
Ainda de acordo com ele, Samuel conclui seu discurso com uma exortação final ao povo para temer o Senhor e servi-lo fielmente de todo o coração, lembrando-lhes das grandes coisas que Deus fez por eles. “Ele os advertiu que, se persistirem em fazer o mal, tanto eles quanto seu rei, seriam varridos do mapa de Israel” (1 Samuel 12:24-25), disse.
Os batistas alagoanos também guardam em seus anais a história de homens íntegros que viveram para servir a Deus em todos os dias em que exerceram o ministério pastoral. Um dos mais recentes foi o pastor José Guedes dos Santos, que faleceu aos 95 anos, no dia 27 de setembro deste ano.
“Pastor Guedes foi um servo que sempre teve convicção de seu chamado. Se a Igreja Batista do Farol é hoje essa comunidade que todos nós temos como referência – não só a Igreja, mas o estado –, isso foi construído por esse homem de Deus”, disse o pastor Roberto Amorim, presidente da IB do Farol, que é reconhecida como Igreja Missionária. E isso, segundo o pastor Roberto, foi fruto do ministério do pastor Guedes.